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Mostrando postagens de agosto 15, 2014

CENIPA FAZ LEITURA DO GRAVADOR DE VOZ DA AERONAVE PR-AFA E OS DADOS NÃO SÃO DO ACIDENTE

Os dados do gravador de voz (Cockpit Voice Recorder - CVR) da aeronave PR-AFA, que se acidentou no dia 13 de agosto, já foram extraídos e analisados por quatro técnicos do Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (Labdata) do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). As duas horas de áudio, capacidade máxima de gravação do equipamento, obtidas e validadas pelos técnicos certificados, não correspondem ao voo realizado no dia 13 de agosto. Não é possível, até o momento, determinar a data dos diálogos registrados no CVR, tendo em vista que esse tipo de equipamento não registra essa informação. As razões pelas quais o áudio obtido não corresponde ao voo serão apuradas durante o processo de investigação. É importante ressaltar que os dados obtidos no gravador de voz representam apenas um dos elementos levados em consideração durante o processo de investigação, não sendo imprescindíveis para a identificação

INFRAERO DESPEJA AEROCLUBE DO BRASIL, FUNDADO POR SANTOS DUMONT

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Foto: norteverdadeiro.com Em uma semana triste para a aviação do Brasil, o setor recebeu duas notícias trágicas no mesmo dia, na quarta-feira (13): a morte do presidenciável Eduardo Campos (PSB) e, sem alarde, a sentença judicial de despejo do Aeroclube do Brasil, entidade secular fundada por Alberto Santos Dumont, em processo movido pela estatal Infraero, que administra aeroportos. A Justiça do Rio determinou na quarta a desocupação em até 30 dias do Aeroclube do Brasil (ACB), em hangares do Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A sentença do juiz Paulo Espírito Santo, da 2ª Vara Federal (processo nº 9444-9720144025101) vem da ação de despejo que a Infraero move contra o Aeroclube há mais de um ano. Fundado por Santos Dumont em 1911, o centenário Aeroclube tornou-se ícone da aviação civil, escola de milhares de pilotos e agora cederá lugar a funcionários da Infraero remanejados do Aeroporto Internacional do Rio (Galeão), que serão afasta

100 ANOS CAMPO DOS AFONSOS - PARTE I - VIA FAB

100 ANOS CAMPO DOS AFONSOS - PARTE 2 - VIA FAB

100 ANOS CAMPOS DOS AFONSOS - PARTE 3 - VIA FAB

AZUL AMPLIA VOOS ENTRE RIO E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A companhia de aviação Azul Linhas Aéreas Brasileiras aumentou em dois horários os voos entre São José dos Campos e o Rio de Janeiro, para o aeroporto de Santos Dumont. Com isso, os passageiros contam com seis voos semanais entre as duas cidades, além de dois voos para Belo Horizonte, para o aeroporto da Pampulha. Os novos horários partem às 13h50 de São José para o Rio, de segunda a sexta, e às 15h35 no sentido contrário, também durante a semana. Já há voos entre as duas cidades saindo de São José às 5h30, de segunda a sábado, e às 17h20, de domingo a sexta. Para o retorno, os voos saem do Rio às11h24, de segunda a sábado, e às 21h12, de domingo a sexta. A tarifa custa a partir de R$ 99,90 entre as duas cidades. Os voos para Belo Horizonte são apenas aos finais de semana: 12h55 aos sábados, de São José à Pampulha, e 15h35 aos domingos, para o retorno. A tarifa começa em R$ 67,90. Conexões. No aeroporto Santos Dumont, segundo a Azul, os passageiros que chegam

OS FATOS SOBRE A QUEDA DO AVIÃO DE EDUARDO CAMPOS

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No dia 13 de agosto, quarta-feira, um acidente aéreo na cidade de Santos (SP) deixou dez feridos e tirou a vida dos sete tripulantes de um avião Cessna 560XL, incluindo o candidato à presidência Eduardo Campos. Ele tinha 49 anos e estava em terceiro lugar na corrida eleitoral, com 8% das intenções de voto segundo o Datafolha. O acidente aconteceu depois que o piloto arremeteu o avião – ou seja, desistiu do pouso – devido ao mau tempo. O Cessna vinha do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e deveria pousar no Guarujá (SP), mas a visibilidade estava muito prejudicada. No entanto, algo deu errado e, a 4km do aeroporto, a aeronave caiu. A caixa-preta já foi encontrada, e o acidente será analisado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). A Polícia Civil também fará uma investigação criminal independente, para apurar eventuais responsáveis. Os trabalhos podem durar meses. O caso gerou muitas dúvidas e até teorias da

SAIBA COMO FUNCIONA LEI DO SIGILO EM INVESTIGAÇÕES DE ACIDENTES AÉREOS

Elaborada pelo próprio Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), a lei 12.970, de 2007, surgiu durante as investigações da CPI do Apagão Aéreo. Depois de sete anos tramitando no legislativo, o projeto foi sancionado e se transformou em lei em 9 maio deste ano. A lei atende um pedido de sigilo de investigação de acidentes aéreos por parte do Cenipa (subordinado à Aeronáutica). O argumento para a aprovação da lei é de que as investigações da Aeronáutica têm como único objetivo a prevenção para que outros acidentes não aconteçam novamente (ao contrário das investigações policiais) e que informações coletadas pelo órgão, como de fontes voluntárias, não têm utilização em inquéritos. Na época da formulação da lei, a principal reclamação de membros do Cenipa era de que a polícia tinha acesso a todos esses dados e que isso atrapalhava as investigações. “Queremos proteger e não apontar culpados. Com o sigilo de informações, temos a garantia p