Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 7, 2009

FUSÃO MIG AVIA/SUKOI

Se na década de 60-70, os caças soviéticos mais comuns eram os MiG - tanto que a dada altura “MiG” no cinema se tornou sinónimo de “caça soviético” - a verdade é que a partir da década de 80, a “Mig Avia“, herdeira do antigo bureu de desenho Mikoyan & Gurevich entrou em dificuldades financeiras. Os descendentes do fabuloso Sukhoi SU-27 são ainda hoje dos melhores aviões do mundo mas os dois melhores aviões MiG de sempre, o MiG-29 Fulcrum e o MiG-31 Foxhound estão hoje claramente ultrapassados pelo que melhor a Sukhoi tem fabricados nos últimos anos.A sobrevivência da MiG esteve até em causa na década de noventa, sendo salva in extremis pelas realização de atualizações em aparelhos da força aérea russa e búlgara. Hoje, a MiG não partilha com a Sukhoi do seu estrondoso sucesso exportador e a sua capacidade para sobreviver está novamente posta em causa… Recentemente, a MiG perdeu o concurso para um novo treinador avançado para a força aérea russa, vendo o seu MiG-AT ser batido pelo Y…

SUBMARINO NUCLEAR FRANC6ES SE CHOCA CONTRA OBJETO SUBMERSO

O submarino nuclear francês "Le Triomphant" se chocou "no início da semana" com "um objeto submerso", mas pôde chegar a sua base de Ile Longue (oeste da França), informou nesta sexta-feira o ministério da Defesa."A parte dianteira do submarino ficou danificada, mas o incidente não deixou feridos nem colocou em risco a segurança nuclear", destacou a assessoria da marinha francesa em comunicado.O objeto era "provavelmente um contêiner", frisou.Depois da colisão, o submarino voltou por seus próprios meios à base de Ile Longue, onde chegou nesta sexta-feira, especificou a mesma fonte à AFP.A França conta com quatro submarinos nucleares com lança-mísseis e outros seis submarinos de ataque com propulsão nuclear. fonte: AFPO

TREINO DA FORÇA AÉREA LUSA SIMULA EM PORTUGAL CENÁRIO AFEGÃO

A Força Aérea Portuguesa tem feito um exercício tático que simula em território nacional um cenário semelhante ao do Afeganistão, envolvendo cerca de 400 militares e a participação de todos os ramos das forças armadas.
O exercício, que começou em 19 de janeiro, denomina-se “Real Thaw 09” (descongelamento real 09), e é da responsabilidade do Comando Operacional da Força Aérea, mas planejado e executado pela esquadra de aeronaves F16 301 Jaguares, sediada na Base Aérea nº 5 (BA5), de Monte Real, Leiria.
“É o mais importante exercício nacional”, revelou quinta-feira aos jornalistas o comandante do grupo operacional da BA5, João Pereira, destacando, também, a importância de, pela primeira vez, estar se operando o “targeting pod”.
“Trata-se de um equipamento que se coloca no F-16, que emite um feixe laser que atinge o alvo no chão. A bomba olha para o feixe, mesmo que este se mova, até atingir ao alvo”, descreveu o militar.
Por sua vez, o comandante da esquadra de aeronaves F16 301 Jaguares, C…

AVIÃO CAI EM RIO COM 20 PASSAGEIROS EM MANACAPURU - AMAZONAS

O Corpo de Bombeiros localizou e tenta retirar do rio Manacapuru, afluente do rio Amazonas, o avião que caiu na tarde deste sábado com 20 passageiros. Quatro pessoas --entre elas uma criança-- sobreviveram à queda. O avião saiu de Coari (AM) com destino a Manaus. Inicialmente, a Polícia Civil informou que o avião havia caído no rio Negro.
De acordo com a Manaus Aerotáxi, empresa proprietária do avião, a aeronave partiu do aeroporto de Coari mas, com o mau tempo, pediu autorização para o centro de controle aéreo de Manaus para retornar ao aeroporto de onde partiu. O centro autorizou a volta da aeronave, que desapareceu do sinal de comunicação.
Por volta das 14h (horário local), o avião, um Bandeirante PT-SEA, teria tentado pousar em uma pista abandonada na comunidade de Santo Antonio, em Manacapuru, que fica próxima ao rio, segundo o oficial de comunicação do Corpo de Bombeiros do município, capitão Helyanthus Borges. De acordo com a Aeronáutica, o avião caiu a 500 metros da pista.
Os qua…