FUSÃO MIG AVIA/SUKOI
Se na década de 60-70, os caças soviéticos mais comuns eram os MiG - tanto que a dada altura “MiG” no cinema se tornou sinónimo de “caça soviético” - a verdade é que a partir da década de 80, a “Mig Avia“, herdeira do antigo bureu de desenho Mikoyan & Gurevich entrou em dificuldades financeiras. Os descendentes do fabuloso Sukhoi SU-27 são ainda hoje dos melhores aviões do mundo mas os dois melhores aviões MiG de sempre, o MiG-29 Fulcrum e o MiG-31 Foxhound estão hoje claramente ultrapassados pelo que melhor a Sukhoi tem fabricados nos últimos anos.A sobrevivência da MiG esteve até em causa na década de noventa, sendo salva in extremis pelas realização de atualizações em aparelhos da força aérea russa e búlgara. Hoje, a MiG não partilha com a Sukhoi do seu estrondoso sucesso exportador e a sua capacidade para sobreviver está novamente posta em causa… Recentemente, a MiG perdeu o concurso para um novo treinador avançado para a força aérea russa, vendo o seu MiG-AT ser batido pelo Yak-130. As recentes vendas de MiG-29 para o Sudão e de 28 MiG-29SMT pela força aérea russa de foram assim verdadeiros balões de oxigénio para uma fábrica que luta pela sobrevivência e podem explicar a imoralidade da venda (o Sudão é um país governado por islâmicos radicais que massacram no Darfur o seu próprio povo).
O “Skat” um projeto de um UCAV da MiG… agora absorvido pelo novo consórcio.Perante esta situação e uma crescente dívida que já é superior a 1,6 biliões de dólares, temos agora sinais de que o governo russo poderá estar a cozinhar uma fusão entre a Sukhoi e a MiG. Pelo menos é o que indica a nomeação de Mikhail Pogosyan como presidente da MiG e diretor geral da Sukhoi… simultâneamente.Aquilo que mais erodiu o prestígio da MiG foi a péssima qualidade dos seus serviços de pós-venda. Os indianos em particular sofreram especialmente com problemas de peças e com a baixa qualidade das peças de reposição da MiG e isso explica em parte a elevada taxa de avarias e de aviões perdidos na força aérea indiana. Isso mesmo foi reconhecido implicitamente por Pogosyan ao identificar a área de “pós-venda” como o principal foco da sua atenção na MiG durante os próximos. No entretanto, é praticamente certo que o novo consórcio aeronáutico vai proceder a despedimentos massiços, já que há certamente muitas redundâncias entre a MiG e a Sukhoi… Nada bom para um país como a Rússia que está a sentir muito severamente os efeitos da crise financeira mundial e onde a queda dos preços do petróleo teve já um efeito estrondoso nas receitas do Estado (e logo, nas encomendas de aviões de combate que este poderá fazer nos próximos anos).
fonte: Quintus
O “Skat” um projeto de um UCAV da MiG… agora absorvido pelo novo consórcio.Perante esta situação e uma crescente dívida que já é superior a 1,6 biliões de dólares, temos agora sinais de que o governo russo poderá estar a cozinhar uma fusão entre a Sukhoi e a MiG. Pelo menos é o que indica a nomeação de Mikhail Pogosyan como presidente da MiG e diretor geral da Sukhoi… simultâneamente.Aquilo que mais erodiu o prestígio da MiG foi a péssima qualidade dos seus serviços de pós-venda. Os indianos em particular sofreram especialmente com problemas de peças e com a baixa qualidade das peças de reposição da MiG e isso explica em parte a elevada taxa de avarias e de aviões perdidos na força aérea indiana. Isso mesmo foi reconhecido implicitamente por Pogosyan ao identificar a área de “pós-venda” como o principal foco da sua atenção na MiG durante os próximos. No entretanto, é praticamente certo que o novo consórcio aeronáutico vai proceder a despedimentos massiços, já que há certamente muitas redundâncias entre a MiG e a Sukhoi… Nada bom para um país como a Rússia que está a sentir muito severamente os efeitos da crise financeira mundial e onde a queda dos preços do petróleo teve já um efeito estrondoso nas receitas do Estado (e logo, nas encomendas de aviões de combate que este poderá fazer nos próximos anos).
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