Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 5, 2009

AVIÃO DA TAM APRESENTA PROBLEMAS EM POUSO NO AEROPORTO DE MANAUS

Um avião da TAM que partiu de Brasília apresentou problemas no motor pouco antes de iniciar a aterrissagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, nesta quinta-feira (5).

Segundo a assessoria de imprensa da TAM, 163 pessoas estavam a bordo. Eram 155 passageiros e oito tripulantes. Ninguém ficou ferido.

De acordo com nota divulgada pela TAM, a aeronave apresentou indicação de pressão de óleo inadequada em um dos motores ao se aproximar de Manaus. A torre de controle foi informada e os bombeiros foram ao local com cinco viaturas.

O comandante realizou procedimentos de segurança e conseguiu pousar a aeronave.

fonte/ G1

FORÇA AÉREA SUL-AFRICANA CANCELA ENCOMENDA DE 8 AIRBUS A-400M

A Força Aérea sul-africana precisa urgentemente de comprar aparelhos para substituir os seus Hércules C-130, na sequência do cancelamento de uma encomenda de oito aviões militares de transporte A400M ao consórcio europeu Airbus, admitiu o Governo.

A admissão foi hoje feita no Parlamento pela ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, quando respondia a perguntas da oposição sobre o abortado negócio com a Airbus assinado há cinco anos e cancelado esta semana oficialmente, depois do custo dos oito aparelhos A400M ter disparado dos 17 mil milhões de randes (1,5 mil milhões de euros) para os 47 mil milhões de randes (4,27 mil milhões de euros).

O A400M é um novo modelo da Airbus destinado ao transporte de tropas que se encontra ainda em estado de desenvolvimento, tendo o seu primeiro voo experimental agendado para finais do ano em curso.

Segundo a ministra da Defesa, o acordo para compra dos oito aparelhos à Airbus foi oficialmente cancelado quarta-feira em virtude da incapacidade do fornecedor em …

ESQUADRÃO DA FAB PREPARA-SE PARA RECEBER AERONAVES P-3AM

A chegada de três aeronaves P-3AM em 2010 tem sido sinônimo de preparação no 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira (Esquadrão de Patrulha Orungan), sediado em Salvador (BA). A unidade é a única que receberá as novas aeronaves. Para isso, já iniciou mudanças na estrutura física e a realização de cursos de capacitação do efetivo para lidar com a nova realidade que será introduzida com a aquisição do novo modelo. A previsão é que as duas primeiras aeronaves cheguem no primeiro semestre do ano que vem e uma terceira no segundo semestre. Segundo o Major Aviador Otávio Luiz Timóteo Alves, que coordenada um dos grupos de transição, o 1º/7º receberá nove aeronaves P-3 até 2012. Serão oito operacionais e uma de treinamento. Em 2010, chegarão as três primeiras; em 2011, o Esquadrão receberá outras quatro; e em 2012, duas. As aeronaves irão substituir os P-95 Bandeirulha que atualmente são operadas na unidade desde os anos 80. A mudança trará grandes benefícios nas operaçõe…

MOTOR DE AVIÃO DA FAB QUE CAIU NA AMAZÔNIA É REMOVIDO

Nove pessoas sobreviveram ao acidente com a aeronave da FAB.

Investigação vai determinar as causas do acidente.




O Comando da Aeronáutica informou, nesta quinta-feira (5), que o motor da aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu na Amazônia foi removido e será encaminhado para Cruzeiro do Sul (AC), de onde seguirá para análise.

Parte do avião da FAB é retirada de rio no Amazonas
A aeronave caiu no dia 29 de outubro, quando seguia de Cruzeiro do Sul (AC) para Tabatinga (AM), com 11 pessoas a bordo. Nove pessoas sobreviveram e foram resgatadas. Duas pessoas morreram.

Helicóptero da FAB sobrevoa igarapé no Amazonas onde avião afundou
O avião foi retirado do rio e levado para a margem na quarta-feira (4). Várias partes da estrutura da aeronave foram retiradas e também serão analisadas durante a investigação que vai determinar as causas do acidente. Não há prazo para o término dos trabalhos. A investigação será conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (C…

AVIÃO CAI AO DECOLAR NO PARÁ - FAZENDA INVADIDA PELO MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) causou destruição em duas fazendas no sul do Pará. Cem homens armados e encapuzados queimaram casas, expulsaram empregados e atearam fogo em tratores, além de roubar gado.

Na fuga, um avião com três mulheres e três crianças, expulsas pelos sem-terra, caiu após decolar de uma das propriedades.

O acidente deixou o comandante e o piloto feridos. Eles estão internados em um hospital da região.

A Delegacia de Conflitos Agrários abriu inquérito para apurar os atos de vandalismo. Os policiais e a imprensa tiveram dificuldades para chegar às propriedades. O MST bloqueou uma rodovia estadual em três pontos, afirmando que a ação foi um protesto contra a morosidade da reforma agrária no Estado.

O gerente da fazenda Maria Bonita, Oscar Boller, contou que os invasores chegaram ao local durante a madrugada. Entraram nas casas dos funcionários, que dormiam, gritando que todos deveriam sair imediatamente. Em seguida, passaram a destruir as casas e os c…

AVIAÇÃO AGRÍCOLA EM ALTA NO BRASIL E EUA

Aviões voando a poucos metros de altura do solo, constantemente. O que parece estranho àqueles mais acostumados à rotina operacional de outros setores da aviação é o padrão quando o assunto é pulverização de plantações. Com o desenvolvimento das aeronaves e o crescimento do setor agrícola, os investimentos são cada vez maiores no controle da qualidade das safras. Aliado a isso, novos produtos que ajudam a combater as infestações quando o cultivo já está avançado tornam as pulverizações mais frequentes em diferentes estágios do plantio, o que tende a fazer a frota de aviões e o número de horas voadas crescerem. Nos EUA, apenas entre os anos de 2003 e 2007, as horas voadas na aviação agrícola cresceram em média 29%, e algumas regiões como o estado de Illinois viu a quantidade de pilotos dobrar nos últimos três anos. Naquele país, além das características já mencionadas, outro fator que tem aumentado a utilização de aviões nas plantações é a redução ao mínimo possível do uso de arados na …

ROLLOUT DO PRIMEIRO SUPER TUCANO DO CHILE

Na ultima terça-feira, 3 de novembro a EMBRAER realizou o rollout do primeiro Super Tucano da Força Aérea do Chile – FACH. A aeronave será usada para treinamento de pilotos da força aérea que se formam na Escola de Aviação e realizam a conversão para aeronave de combate. O Super Tucano representa a transição do Pilán (treinador basico) para uma aeronave mais avançada.


A cerimônia contou com a presença do Comandante-em-chefe da Força Aérea do Chile, general Ricardo Ortega Perrier Air e seu colega brasileiro, tenente-brigadeiro Juniti Saito (ambos na foto acima), além do presidente da Embraer, Frederico Fleury Diretor, executivos e funcionários civis.


"Hoje é um dia muito importante para nós, porque estamos recebendo o primeiro de 12 aviões A-29 Super Tucano comprados pelo nosso governo à empresa Embraer. Esta aquisição representa um passo em frente na modernização da instituição”, disse o General Ortega. Durante o discurso ele também destacou a colaboração permanente que existiu du…

POLÍCIA DO RIO VAI MUDAR OPERAÇÕES COM HELICÓPTEROS EM CONFRONTOS

A Polícia Militar está revendo o uso de helicópteros em operações policiais no Rio. Segundo a assessoria da PM, a questão foi discutida na última sexta-feira (23) e ficou decidido que haverá a operacionalização das aeronaves será remodelada.

Entre os itens revisto, de acordo com a PM, estão as rotas de voo, os equipamentos dos tripulantes dos helicópteros e a finalidade da aeronave nas operações em favelas cariocas. Especialistas condenam aeronave em confrontos Para especialistas, os helicópteros não deveriam ser utilizados em confrontos diretos entre policiais e traficantes. A aeronave deveria servir apenas para apoio tático de operações em terra.

“O helicóptero é feito pra dar apoio. Em média, ele sozinho substitui 37 viaturas em terra, mas é feito para orientar por onde a equipe de terra pode ir. Não tem que entrar em combate pra não cair, não é aconselhado. É …

PISTA DE POSUO MAIS ALTA DO BRASIL FICA A 1.555 METROS DE ALTITUDE

A pista de pouso mais alta do país fica a 1.555 metros de altitude, na vila de Monte Verde, em Camanducaia (MG). Ela foi construída pelo letão Verner Grinberg, que tinha a aviação como hobby e se mudou para a região na década de 1950. Apesar de ser particular, o local serve de atração turística para moradores e também para pilotos profissionais e amadores.

Outra característica peculiar é a inclinação, que faz a altitude da pista variar entre as duas cabeceiras. O pouso é feito em subida e a decolagem em descida. Segundo o Manual Auxiliar de Rotas Aéreas (Rotaer), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Comando da Aeronáutica (Decea), a extensão da pista é de 1,1 mil metros e a largura de 30 metros.

Vista da cabeceira da pista de Monte Verde - Foto: Glauco Araújo/G1
De acordo com o Rotaer, a altitude registrada da pista é de 1.555 metros. Apesar da informação oficial, uma pequena placa ao lado dos hangares indica que a altitude é de 1.560 metros. Os moradores afirmam que a variação…