FORÇA AÉREA SUL-AFRICANA CANCELA ENCOMENDA DE 8 AIRBUS A-400M


A Força Aérea sul-africana precisa urgentemente de comprar aparelhos para substituir os seus Hércules C-130, na sequência do cancelamento de uma encomenda de oito aviões militares de transporte A400M ao consórcio europeu Airbus, admitiu o Governo.

A admissão foi hoje feita no Parlamento pela ministra da Defesa, Lindiwe Sisulu, quando respondia a perguntas da oposição sobre o abortado negócio com a Airbus assinado há cinco anos e cancelado esta semana oficialmente, depois do custo dos oito aparelhos A400M ter disparado dos 17 mil milhões de randes (1,5 mil milhões de euros) para os 47 mil milhões de randes (4,27 mil milhões de euros).

O A400M é um novo modelo da Airbus destinado ao transporte de tropas que se encontra ainda em estado de desenvolvimento, tendo o seu primeiro voo experimental agendado para finais do ano em curso.

Segundo a ministra da Defesa, o acordo para compra dos oito aparelhos à Airbus foi oficialmente cancelado quarta-feira em virtude da incapacidade do fornecedor em entregar os aviões nos prazos acordados e da escalada dos custos.

Sisulu revelou que o seu Ministério irá pedir ao executivo que ponha ao seu dispor os 2,9 mil milhões de randes (263 milhões de euros) que a Airbus terá de reembolsar o Estado sul-africano, para que sejam usados como depósito para uma aquisição alternativa de aparelhos de transporte militar.

Sisulu afirma que a frota de C-130 está a atingir o fim da sua vida útil e recorda que a África do Sul presta ajuda humanitária frequente a países vizinhos e mais a norte do continente em situações de catástrofes naturais ou conflito, necessitando por isso de novos aparelhos.


fonte/foto/DN/OGlobo/divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DUAS PESSOAS MORREM EM QUEDA DE AVIÃO EM IPERÓ, SÃO PAULO

RASANTE EM TERESINA