Postagens

Mostrando postagens de setembro 16, 2009

EMBRAER ENTREGA E-JET DE NÚMERO 600

Imagem
A Embraer informou a entrega, em 15 de setembro, 600º E-Jet produzido - um EMBRAER 175 - para a LOT Polish Airlines, em cerimônia realizada na Polônia. O evento ocorre apenas cinco anos após a entrega do primeiro E-Jet, em março de 2004. Segundo a empresa, poucos programas de aviação comercial atingiram níveis tão altos de produção na história do transporte aéreo em um período de tempo equivalente. A configuração interna do EMBRAER 175 da LOT é de 82 assentos Elite. O novo jato complementará a frota atual de jatos Embraer da empresa aérea, composta por dez EMBRAER 170 e seis EMBRAER 175. Juntamente com seis ERJ 145, a LOT será capaz de expandir ainda mais a sua malha aérea europeia, onde compete, na maioria dos casos, com jatos narrowbody convencionais. Esta entrega é a primeira do segundo contrato, anunciado em janeiro de 2008, para a compra de outros 12 jatos EMBRAER 175, mais duas opções e dez direitos de compra. A LOT foi o primeiro operador da família dos E-Jets na Europa. A

QUEDA DE ULTRALEVE MATA INSTRUTOR EM RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO

Imagem
Foto: Reprodução/TV Globo Um ultraleve usado para instrução de voo caiu na manhã desta quarta-feira (16) perto de um canavial em Ribeirão Preto, a 313 km de São Paulo. O instrutor de 41 anos morreu no local e o aluno, de 50 anos, foi levado em estado grave para um hospital do município. O treinador e um aluno estavam a bordo quando o ultraleve modelo Bravo 700 caiu. Rogério Luzenti, instrutor, morreu na hora. O aluno, Paulo Ciena, foi socorrido e levado para o hospital São Lucas, em estado grave. Segundo informações do corpo de bombeiros, a aeronave perdeu potência e tentou pousar, mas caiu batendo no canavial ao lado da pista e em um barranco, parando, em seguida, no começo da pista de pouso. A pista é da empresa Garcia Aviação Agrícola Ltda., e é utilizada principalmente para pulverização dos canaviais e pelo aeroclube. Funcionários que estavam no local na hora do acidente disseram que momentos antes o ultraleve estava sobrevoando normalmente o local. "Eu olhei para o céu e o ul

SIMULADOR PARA PILOTOS

Imagem
O treinamento de pilotos de avião sempre contou com alta tecnologia em simuladores de situações reais. Mas foi inaugurado na Espanha o que já é considerado o simulador mais avançado do mundo, que treinará pilotos do mundo todo. Localizado nas imediações do Aeroporto Internacional de Madri-Barajas, ele foi desenvolvido pela Indra, a principal empresa de TI da Península Ibérica. A presidente da Comunidade de Madrid, Esperanza Aguirre, inaugurou quarta-feira em San Fernando de Henares, o simulador de voo ATR 72-500 O simulador do avião de passageiros ATR 72-500 foi desenhado integralmente com tecnologia de última geração, própria da Indra. Entre as principais inovações tecnológicas que incorpora, destaca-se o sistema visual (Indra Invis2) que, através do uso dos sistemas avançados de geração de imagens, proporciona cenas visuais realistas em diferentes condições atmosféricas. As bases de dados dos aeroportos desenvolvidas pela Indra com máximo detalhe, permitem o treinamento e famil

NOVO FILTRO PODE ACABAR COM A PROPAGAÇÃO DE VÍRUS EM AERONAVES

Imagem
Um novo e revolucionário filtro de ar poderá ajudar a reduzir a propagação da gripe suína e outras doenças entre os passageiros em vôos de companhias aéreas comerciais, dizem pesquisadores britânicos. A gigante aeroespacial BAE Systems uniu forças com a Quest International, uma pequena empresa sediada em Cheadle, do Manchester, para desenvolver uma máquina que destrói até 99,9% dos vírus e bactérias infecciosas, bem como poluentes que podem circular nos confins de uma aeronave, especialmente em voos de longo curso. O dispositivo, chamado AirManager, utiliza um campo elétrico controlado para filtrar e destruir todas as partículas em suspensão ou germes à medida que passam através de uma aeronave (sistema de ar condicionado) emitindo apenas o ar limpo e esterilizado. Após quatro anos de desenvolvimento e testes, BAE, diz que recebeu seus primeiros pedidos de uma grande companhia aérea europeia e anunciou que a tecnologia também está sendo considerado para uso em hospitais, como forma de

PRIMEIRO VOO DO CESSNA CITATION 500 COMPLETA 40 ANOS

Imagem
Cessna Aircraft comemorou ontem o 40 º aniversário do voo inaugural do Citation 500, o primeiro modelo de uma série de jatos executivos. Em 15 de Setembro de 1969, o protótipo voou pela primeira vez, do Aeroporto Municipal de Wichita, agora Mid-Continent Airport, com duração de 45 minutos. O Citation 500 recebeu certificação da FAA, em setembro de 1971, e as entregas começaram quatro meses depois. A Cessna revelou o protótipo da aeronave em 07 de outubro de 1968, na Convenção NBAA em Houston, inicialmente chamando-o de FANJET 500. Quando a empresa lançou o jato em 1968, seu objetivo era oferecer um jato executivo que foi uma transição fácil para os pilotos, e uma opção mais simples, mais seguro e menos caro do que outros jatos comerciais existentes. Os valor de cada aeronave custava originalmente $ 695.000. Até o final de 1972, A Cessna havia entregue 52 Cessna Citation 500, ao mesmo tempo tornando-se o best-seller de jatos executivos em seu primeiro ano de produção. fonte:

BOEING ADMITE TRASNFERIR SÓ PARTE DA TECNOLOGIA

O vice-presidente da divisão de produtos da Boeing Integrated Defense Systems, Robert Gower, admitiu ontem, em São Paulo, que a empresa americana não oferecerá transferência de tecnologia irrestrita na disputa pela venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB). O modelo em questão, o F-18 Super Hornet, concorre com o francês Rafale, da Dassault, e o sueco Gripen, da Saab. " Não é uma carta branca, é fruto de um acordo entre pessoas maduras. A Aeronáutica define, em contrato, em que ponto quer a transferência e nós o fazemos. Mas gostaríamos que o Brasil tivesse um status de parceria próximo ao oferecido pelos Estados Unidos à Inglaterra", explicou Gower. Ou seja, o Brasil seria uma espécie de sócio privilegiado dos EUA, com status acima de outros compradores, como Alemanha, França e Japão. Após a indicação do governo de havia preferência pelo jato francês, o Congresso americano aprovou, sob pressão do presidente Barack Obama, o que intitulou de "transferência de tecnol

AS SUCATAS QUE ENFEIAM OS AEROPORTOS NO BRASIL

Imagem
A coluna hoje é uma sugestão dos leitores. Quem viaja com frequência já deve ter visto a quantidade de aeronaves abandonadas em pátios nas áreas remotas dos aeroportos. Esse ferro-velho (alumínio-velho, melhor dizendo) soma nada menos que 65 unidades, segundo a Infraero. Estão espalhados por todo o país por falta de um local específico para que fiquem armazenados. A estatal chegou a estudar o uso do aeroporto de Petrolina para esse fim, mas todas as decisões dependem da Justiça. Tais aeronaves integram processos de falência que obrigam a administradora dos terminais a funcionar como fiel depositária do bem. Ainda que o bem não valha rigorosamente nada. Se algum dia o processo for encerrado, a Infraero terá o direito de cobrar as diárias de estacionamento de todo o período em cima do montante arrecadado com o leilão. Eis a lista oficial que obtive das carcaças: no Santos Dumont, perto da cabeceira junto à antiga rampa dos hidroaviões estão um AC-68 Aerocomander, que foi da antiga Pro

BOEING REAFIRMA CUSTO-BENEFÍCIO DO SUPER HORNET

Imagem
A Boeing iniciou nesta terça-feira, 15 de setembro, dois dias de conferência com 140 potenciais companhias parceiras e fornecedoras em São Paulo, reafirmando seu comprometimento em cumprir todos os requerimentos brasileiros com o Super Hornet, dentro do programa F-X2. Bob Gower, vice presidente do programa F/A-18E/F da Boeing, afirmou que a empresa está “confiante que sua oferta representa a solução de melhor custo-benefício para o Brasil, oferecendo a mais avançada tecnologia, um sistema comprovado e superior de suporte e logística e um preço que é consideravelmente inferior ao do Rafale”. Segundo a empresa, os competidores receberam um prazo até dia 18 de setembro para melhorarem suas ofertas, e a Boeing está atenta a todas as opções. Em agosto, a Boeing entregou uma oferta à FAB que incluía total transferência de tecnologia. A oferta também trazia a opção para a co-produção do Super Hornet no Brasil e o compartilhamento de tecnologia que permitiria ao Brasil integrar seus próprio

TAXA DE ACIDENTE AÉREO FATAL NO BRASIL SUPERA A MUNDIAL

A taxa de acidentes fatais na aviação regular do Brasil está mais de quatro vezes acima do padrão mundial. A avaliação consta do inédito "Relatório Anual de Segurança Operacional", da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que será divulgado hoje na internet. Enquanto o índice de tragédias na aviação regular do País foi de 1,76 em 2008, a média internacional ficou em 0,4 para cada 1 milhão de voos - à frente apenas dos poucos países do leste europeu não vinculados à Agência Europeia para a Segurança da Aviação (2,56), Ásia central e oeste (2,29) e África (4,96). Apesar de as estatísticas indicarem hoje um cenário desfavorável, dizem os técnicos da agência, a tendência é de melhora nos próximos anos. Como as médias de cada país são calculadas com base nos registros dos últimos cinco anos, só a partir de 2011 é que os dados devem refletir uma melhora significativa, caso não ocorra nenhum acidente de grandes proporções. As quedas do avião da Gol, em 2006, e da TAM,

SOCIALITE É ACUSADA DE FICAR BÊBADA E PERMITIR CARÍCIAS ÍNTIMAS DURANTE VOO

Imagem
Uma socialite britânica foi acusada em um tribunal de Londres de ficar bêbada, mostrar sua calcinha fio-dental e permitir que outro passageiro tocasse seus seios durante um voo da Kingfisher Airlines. Clare Irby - Foto: National Pictures Clare Irby, 30 anos, uma das herdeiras da fabricante de cervejas Guinness, voava de Bangalore para Londres em um voo da companhia, quando ocorreu o incidente. O comandante do voo, Vivek Sondhi, disse aos jurados que a socialite, que viajava com seu filho, de dois anos de idade, estava "a beira de se tornar perigosa". A ré, de 30 anos, nega que tenha ficado bêbada durante o vôo. Ela disse ao tribunal que talvez tenha bebido "cinco ou seis" taças de vinho tinto durante o voo, mas estava apenas "alta". Mão boba "Eu continuava funcionando com todas minhas faculdades. Eu não estava bêbada", disse ela. A socialite confirmou ter conversado com outro passageiro, Daniel Melia, de 36 anos, mas declarou: "posso