quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ALERTA AOS PILOTOS DE HELICÓPTERO AGUSTA - RELATO DE INCIDENTE EM ANGRA DOS REIS - RIO DE JANEIRO

Agusta 109 version sanitaireImage via Wikipedia
Domingo passado 20/02, por volta das 21:20 UTC, dei partida normal no heliponto Verolme em Angra dos Reis, com 450 kg de QAV e 2 PAX. Após cumprir o check list decolei para o pairado, dentro do quadrado de estacionamento, e pisei no pedal esquerdo com intuito de taxiar até o heliponto.

Neste momento ouví um ruído vindo de fora parecido com um ranger de dobradiça de porta enferrujada. No mesmo instante o pedal esquerdo foi ao fundo e o helicóptero começou a girar violentamente para a direita. A minha reação foi rápida de baixar o coletivo, mesmo assim ainda girei 180 graus até o primeiro toque no solo. 

O trem principal esquerdo tocou primeiro abrindo um buraco na grama, depois a bequilha também tocou abrindo outro buraco, mesmo assim o helicóptero ainda girou mais 40 graus até parar no chão, acho eu devido aos comandos de cíclico que efetuei para mantê-lo nivelado.

Um colega do Rio que estava pousado girando no outro quadrado de estacionamento aguardando minha decolagem presenciou tudo, e ainda me chamou no VHF perguntando se estava tudo bem, e dizendo que meu rotor de cauda estava completamente parado.

Cortei os motores, apliquei freio rotor e desembarquei os passageiros.

Girei o rotor de cauda com a mão, estava livre e sem ruídos, porém o rotor principal não se mexeu.

Retornamos para São Paulo em outro helicóptero da empresa.

Ontem (21/02) levamos o mecânico Maurício e o Eng. Wagner da Agusta até Angra, onde constatou-se o DESCOLAMENTO DA LUVA TERMINAL (onde é fixado o fletor) DO EIXO LONGO DE ACIONAMENTO DO ROTOR DE CAUDA (shaft assy), próximo à CTT. 

Esta luva é ''colada térmicamente'', e dispõe de um pino com cabeça (pin straight headed) para servir de dedo duro. Portanto a luva descolou do tubo que rodou em falso, parando imediatamente o rotor de cauda, pois o pedal esquerdo estava todo a frente, as pás com alto angulo de ataque.

A Agusta tomou todas as providências legais perante a ANAC, inclusive com autorização de troca do eixo no local e translado do helicóptero para São Paulo, porém até que tenhamos um resultado da investigação pela área técnica da Agusta, estou enviando este email aos colegas para que tomem conhecimento do ocorrido e avisem os outros para ficarem atentos.


Estou enviando esse email para todos que operam A109.

fonte/ABUL/Forum
Enhanced by Zemanta

RESUMO 08

Aéreas podem recorrer de decisão sobre reembolso

As companhias aéreas poderão recorrer da decisão do juiz Daniel Guerra, do Pará, que determinou que as empresas aéreas Tam, Gol, Cruiser, Taf e Total, não poderão cobrar mais de 10% do valor da passagem para remarcações ou cancelamentos do bilhete. Se o pedido for feito 15 dias antes da viagem, a taxa cai para um máximo de 5%. 
 

Azul quer operar nova base em Caldas Novas (GO)

A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inclusão da rota entre o Aeroporto de Viracopos (SP) e o Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, de Caldas Novas (GO).

Se aprovadas, as operações estão previstas para serem realizadas a partir de 8 de dezembro com os jatos Embraer 190 e 195.
 

Saiba detalhes do novo voo São Paulo-Méxco da Tam

A Tam passa a operar um novo destino internacional na América do Norte a partir do dia 30 de outubro. Com saída diária do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a aérea inclui o México na sua rota.

O voo JJ 8112 sai da capital paulista às 9h25 com chegada no México às 15h. O retorno no JJ 8113 acontece às 17h25 com chegada em São Paulo às 6h55. Serão três classes de serviço: primeira classe, executiva e econômica, que totalizam 223 assentos disponíveis a aeronave A330. A Tam já recebe reservas para a nova frequência.
 

Avianca estreia operações em Ilhéus (BA)

A Avianca Brasil inicia em 1º de setembro as operações em um novo destino: Ilhéus (BA).

Até 2016, a empresa investirá US$ 1,5 bilhões na ampliação da oferta de destinos e horários e na incorporação de novas aeronaves. De acordo com o vice-presidente comercial e de Marketing da companhia, Tarcísio Gargioni, nos últimos três meses do ano não haverá novos destinos na malha aérea da Avianca, que encerrará 2011 atendendo a 22 cidades.
 
 
 

Câmara dos Deputados debate política de aviação

A Comissão de Turismo e Desporto realiza hoje (24) a audiência pública sobre a política de formação de pilotos civis, o mercado de trabalho atual e a Política Nacional de Aviação. O debate foi proposto pelo deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ).

“O setor aéreo brasileiro vive um importante e delicado momento. A progressiva demanda que acompanha o crescimento econômico pede ações e investimentos urgentes. O número de voos, aeronaves e passageiros que passam pelos aeroportos brasileiros aumenta a cada dia. A aviação civil precisa de incentivos do Poder Público”, afirma o deputado.

A reunião será realizada às 15 horas, no Plenário 5 da Câmara dos Deputados.
 

Tam faz acordo com antiga aérea de David Neeleman

 
A brasileira Tam e americana Jet Blue, baseada em Nova York e criada por David Neeleman, hoje na Azul, são as mais novas parceiras do mercado. As duas companhias fecharam uma parceria interline para oferecer novas opções de conexão aos passageiros que vão do Brasil para cidades norte-americanas por meio do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, e do Aeroporto Internacional de Orlando. A Tam tem voos diretos do Brasil para ambos aeroportos.

Com este novo acordo já em vigor, os clientes podem incluir em um mesmo e-ticket todo o trecho da viagem, combinando voos nas duas malhas aéreas. Isso facilita não só a compra de bilhetes, mas também o check-in e o despacho da bagagem até o destino final.

A Jet Blue tem 150 saídas diárias do JFK para dezenas de grandes cidades, a partir do novo Terminal 5. No Aeroporto Internacional de Orlando – para onde a Tam recentemente duplicou seus voos a partir de São Paulo –, a companhia aérea norte-americana oferece serviços para mais de 20 destinos em todos os Estados Unidos, Caribe e América Latina.

“Os brasileiros estão viajando com maior frequência para outros países, e essa parceria é importante para aumentar nosso alcance nos Estados Unidos, um dos destinos preferidos de nossos clientes”, diz Nelson Shinzato, vice-presidente de Planejamento e Alianças da Tam Linhas Aéreas.

“Estamos felizes pela parceria com a Tam, que nos permite oferecer mais destinos aos nossos clientes,” declarou Scott Resnick, diretor de Parcerias da JetBlue. “Estamos ansiosos por receber os clientes Tam para que possam conhecer a experiência de voar na JetBlue e por apresentar a mais americanos a emoção e a beleza do Brasil e demais destinos da Tam em toda a América do Sul.”  
 

Swiss terá frequência diária para Pequim em 2012

A Swiss Air Lines vai oferecer um voos diários, sem escalas, entre Zurique (Suíça) e Pequim (China) a partir de fevereiro de 2012. Com a nova operação, os brasileiros passarão a contar com mais uma opção para a China via Europa, fazendo conexões em Zurique.

“Estou contente em poder atender às necessidades de negócios da Suíça e expandir ainda mais nossos serviços non-stop de e para o crescente mercado chinês”, diz o CEO da Swiss, Harry Hohmeister. “Ao mesmo tempo, estamos vendo uma crescente demanda por viagens turísticas em ambas as direções.”

Para o mercado brasileiro, os passageiros da Swiss decolam de São Paulo em voo direto para Zurique. Na capital da Suíça, há três opções para destinos chineses no mesmo dia.

Tam estreia atendimento no metrô paulista

A Tam abriu o seu primeiro ponto de venda no metrô de São Paulo, localizado na estação Corinthians-Itaquera (linha vermelha). Mais duas unidades deverão ser abertas no mês que vem, nas estações Ana Rosa e São Bento, ambas na linha azul.

De acordo com o presidente da Tam, Líbano Barroso, as estações foram escolhidas por possuírem uma ampla área de comércio popular e de grande circulação. Ainda segundo ele, esse modelo já foi testado e comprovado nos quiosques da aérea nas Casas Bahia. “O mercado doméstico ainda é composto, principalmente, de passageiros que viajam a negócios, mas estamos conseguindo conquistar essa nova classe de consumidores com voos mais baratos ou compras bem antecipadas”, destacou.

Como grande parte do público destas filiais são passageiros “de primeira viagem”, a Tam vai disponibilizar uma cartilha com informações úteis que serão entregues nestes pnntos de venda. Além disso, no site www.tam.com.br/comoviajar a empresa reuniu vídeos com conteúdo didático criado especialmente para os novos passageiros.
 
fonte?PanRotas
Enhanced by Zemanta

AEROVIÁRIOS PROTESTAM POR SALÁRIOS NESTA QUARTA-FEIRA



foto/CesarRodrigues.


Os aeroviários do Aeroporto de Viracopos realizam um ato organizado 
pelo Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo (Saesp) na 
manhã desta quarta-feira (24) em protesto contra os baixos salários
 praticados no setor áereo. 

A manifestação, que teve início às 10h, é preparatória para a campanha
 salarial deste ano, que inicia após a entrega da pauta de reivindicações 
dos trabalhadores às companhias aéreas, prevista para setembro,
 no Rio de Janeiro. 

No momento, os diretores da classe estão tecendo comentários 
sobre as reivindicações feitas, com intuito de informar os trabalhadores
 e transeuntes sobre a atual condição de trabalho dos funcionários. 


Fazem parte do quadro de funcionários manifestantes operadores
 de check-in, rampa, auxiliares, de empresas prestadoras de 
serviço ao aeroporto, entre outros. 

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, o manifesto 
não ocasiounou impactos nas atividades do aeroporto, pois o 
terminal encontra-se em horário de baixa movimentação de 
passageiros, e os funcionários de Viracopos estão trabalhando normalmente.


fonte/foto/PortalRAC

VÍDEO -INCIDENTE EM SALVADOR - TAP X WEBJET ??????



fonte/Moraes-ATC - Obrigado

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE GASTA QUASE R$ 120 MIL PARA LOCAR JATINHO E DOIS HELICÓPTEROS


O Governo do Estado gastou mais de R$ 100 mil para alugar um jatinho particular que levou a governadora Rosalba Ciarlini e outros seis passageiros a São Paulo, essa semana, para acompanhar o leilão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que foi realizado na BOVESPA.
O contrato, com dispensa de licitação, custou R$ 102.749,00. Além disso, o Governo também pagou, sem licitação, outros R$ 15 mil para alugar dois helicópteros que conduziram a governadora e sua comitiva do heliponto da Prefeitura Municipal de São Paulo ao Aeroporto de Congonhas, de onde ela embarcou no jatinho, retornando para Natal.
Ambas as autorizações de contrato foram assinadas pelo secretário chefe do Gabinete Civil da Governadora, Paulo de Tarso Fernandes.
fonte/TribunaDoNorte

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...