PÂNICO EM VOO DA AVIANCA NA COLÔMBIA

Às 21:45 (hora local) de terça-feira (4) uma avaria técnica, minutos após a decolagem, causou pânico aos 91 passageiros e cinco tripulantes do voo AV-181 da Avianca, que partia de Bogotá, na Colômbia, com previsão de chegada em Guayaquil, no Equador, às 23:45 hs.

A tripulação do Fokker 100 (F28-0100), prefixo HK-4488-X, informou a Torre de Controle - logo após decolar de Bogotá - que havia problemas elétricos e com o trem de pouso principal e passou a sobrevoar o aeroporto para que o problema pudesse ser verificado visualmente pelo pessoal em solo.

Na aeronave, um barulho assustador e a angústia de aguardar o avião despejar combustível por mais de uma hora para a realização de uma aterrissagem de emergência , fez com que várias pessoas a bordo entrassem colapso nervoso, temendo a possibilidade um resultado fatal. "O barulho era insuportável", disse Silvia Irene Rhodes, uma das cinco pessoas levemente feridas no incidente.

O avião, posteriormente regressou a Bogotá, onde realizou a aterrissagem na pista 13R do no Aeroporto Internacional Eldorado, cerca de uma hora após a partida. No momento em que tocou a pista, a aeronave teve o trem de pouso principal direito danificado e deslizou na pista parando a 45º.

Doze dos ocupantes do avião tinha espasmos musculares. Cinco deles necessitaram de atendimento médico devido a ataques de ansiedade.

O passageiro Carlos Paredes relatou que a experiência foi avassaladora. O homem disse que quando o avião tocou a pista, o trem de pouso principal direito foi danificado e o impacto foi considerável. "Os passageiros tiveram que sair pelas saídas de emergência. Graças a Deus estamos salvos ", disse Paredes.

O avião foi levado para avaliação técnica por peritos de engenharia e manutenção da companhia.

A CAA colombiana informou que o avião realmente sofreu um problema elétrico resultando na indicação de falha no trem de pouso.

Na quarta-feira, um outro voo decolou com os 91 passajeros às 7:24 (hora local) de Bogotá e aterrissou em Guayaquil às 9:22 hs
 
fonte/ElTiempo/DiarioHoy/AvHerald/NoticiasSobreAviação

Comentários

Prezados...

Estou aqui para um informação importante, que provavelmente não cairá em nenhum local da midia:

O mesmo procedimento foi feito hoje (sexta feira - 17 de setembro de 2010) pelo Fokker 100 da TAM no qual era passageiro, o voo saiu de campo grande com atraso em função da manutenção da aeronave, entretanto ficamos sobrevoando o aeroporto de Curitiba durante mais de 30 minutos. O problema informado pelo comandante em Campo Grande havia sido no trem de pouso. no entanto, durante o tempo de voos em volta de curitiba, o mesmo informou que se devia ao tráfego aéreo, embora as atitudes dentro da cabine com as comissárias demonstrassem que ocorria algo anormal.

Após a aterrissagem (sob um barulho anormal para o fokker), o avião foi esvaziado, e os passageiros que seguiriam para porto alegre tiveram que se deslocar a outro fokker. Questionei o pessoal de terra sobre o avião com problemas, e os mesmos responderam que iria para São Paulo (provavelmente manutenção...)

Fica a nota para que sejam feitas análises nos componentes do fokker 100, para que não tenhamos incidentes mais graves no futuro.

O voo que cito é o seguinte:

avianca 6384
Saida de Cuiaba / Campo Grande / Curitiba / Porto Alegre
CORRIGINDO O COMENTÁRIO: O FOKKER 100 É DA EMPRESA AVIANCA.

Postagens mais visitadas deste blog

RASANTE EM TERESINA