Pular para o conteúdo principal

SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL REALIZARÁ SEMINÁRIO SOBRE O SERVIÇO DE INFORMAÇÃO DE VOO EM AERÓDROMO REMOTO

A SAC (Secretaria de Aviação Civil) realizará, nos dias 9 e 10 de julho, em Brasília, um workshop em parceria com o governo japonês, via Ministério dos Transportes (responsável pelo setor aéreo no Japão). O objetivo é viabilizar a troca de conhecimentos da tecnologia de AFIS Remoto (sigla em inglês para Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto).

Trata-se de uma estação de telecomunicações aeronáuticas que fornece informações para os pilotos a respeito da meteorologia, das condições de vento, das condições da pista, da temperatura e da pressão.

Mundialmente, estão sendo desenvolvidas tecnologias de operação de AFIS, ou seja, os operadores dos serviços estão fisicamente localizados em lugares diferentes dos aeroportos onde as aeronaves fazem seus pousos e decolagens.

O diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil da SAC, Rafael Botelho Faria, explica que os especialistas japoneses apresentarão a tecnologia do serviço remoto, relatando as dificuldades para a implantação do sistema, quantificando e qualificando os ganhos com esse tipo de operação.

“O Brasil possui clima, situações e infraestrutura diferentes do Japão, mas possuímos um dos maiores mercados de aviação do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Por isso, precisamos conhecer profundamente a tecnologia remota para adaptarmos às nossas condições e utilizarmos aqui”, avalia Rafael Botelho Faria.

Segundo ele, para a implantação desse sistema na rede de aeroportos regionais, previstos no PIL (Programa de Investimentos em Logística), existem alguns desafios a serem enfrentados, tais como: regulamentação e legislação aplicável sobre o assunto, atribuições, competências e evolução da tecnologia.

A SAC já possui acordos bilaterais com os Estados Unidos, França, Holanda, Espanha e Canadá em diferentes áreas da aviação civil.
 
fonte/Secretaria de Aviação Civil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA