AVIÕES DÃO SHOW EM BOA VIAGEM

Aerobatics in the Tucano during practice at RI...Image via Wikipedia
O sol raiava forte, já passava do meio-dia e, ainda assim, todos olhavam para o céu, procurando por sinais dos aviões acrobáticos da Esquadrilha da Fumaça, como é conhecido o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aéra Brasileira (FAB). Quando os sete caças apareceram, exibindo suas arriscadas manobras, centenas de curiosos que estavam ontem na praia de Boa Viagem, nas proximidades do Edifício Acaiaca, na Zona Sul do Recife, vibraram. Daí em diante, em cerca de 40 minutos de apresentação, ouviu-se gritos e aplausos de uma plateia bastante entusiasmada. No céu, os pilotos retribuíram ao escrever, com fumaça, a mensagem “Voltei Recife”.

Desde às 11h, o clima na praia era de festa e ansiedade. Na areia, o comerciante Flávio Clayton, 42 anos, estava acompanhado de dez familiares, entre mulher, filhos, sobrinhos e irmãos, todos ansiosos para o início do show. “Já tinha vindo no ano retrasado e gostei muito. Viemos para praia só para vê-los, é muito interessante”, comentou.

Em cima de um trio elétrico, um dos 13 pilotos da esquadrilha, o major Alexandre Ribeiro, assumiu o posto de locutor do evento. Pelo microfone, ele animava e informava os curiosos sobre as manobras dos caças, que são todos fabricados no Brasil e que alcançam velocidade máxima de 518 quilômetros por hora. A apresentação de ontem foi a 3409ª da Esquadrilha da Fumaça, criada no dia 14 de maio de 1952. O grupo veio ao Recife pela última vez há um ano. A nova visita faz parte das comemorações ao dia da FAB e do Aviador, celebrado no último dia 23, data que marca também o primeiro voo do 14-Bis de Santos Dumont.

O evento foi o último no Recife comandado pelo tenente-coronel José Aguinaldo de Moura, que é pernambucano e se despede da esquadrilha no fim deste ano. Em conversa transmitida pelo sistema de som do trio elétrico, via rádio, Moura falou com os pais, que se disseram “muito orgulhosos do filho”.

Em todas as formações, desde as mais arriscadas envolvendo os sete aviões, até as mais simples, quando uma aeronave dava um rasante próximo à praia, o garoto Luiz de Melo Neto, 5, não parava de bater palmas. Acompanhado do pai e visivelmente animado, ele gritava a cada vez que os caças se aproximavam, dando a impressão de choque iminente. “Olha o avião de cabeça para baixo”, comemorava o menino, pulando no calçadão.

CARUARU - Hoje à tarde, a partir das 16h, a EDA se apresenta em Caruaru, no Agreste do Estado. O evento acontece no aeroclube da cidade, e faz parte de um encontro de amantes da aviação, que ainda terá a presença de diversas aeronaves. De lá, o grupo volta para o município de Pirassununga, em São Paulo, onde fica a sede da Academia da FAB.

fonte/JCOnline
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog