ESQUADRÃO CARCARÁ VENCE TAREC 2009
O 1° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação, Esquadrão Carcará, venceu, nesta sexta feira, 28, o 3° Torneio da Aviação de Reconhecimento (TAREC), a competição bienal entre os esquadrões de Reconhecimento da FAB.
A aviação de reconhecimento tem papel fundamental nos conflitos por ser responsável pela coleta de informações sobre o teatro de operações. Com a ajuda de sensores fotográficos e eletrônicos, as aeronaves de reconhecimento esclarecem os pontos no território que podem ser considerados alvos de ações militares. Aviação de reconhecimento pode também aferir o grau de destruição dos alvos atingidos pela aviação de caça.
A TAREC é organizada pela III Força Aérea (FAEIII), Organização da FAB responsável pelas aviações de Caça e reconhecimento. Na edição deste ano 90 homens dos Esquadrões de Reconhecimento disputaram provas esportivas e operacionais, durante cinco dias, na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará.
Após um começo irregular, com resultados ruins nas provas de vôlei e Cabo de Guerra, o 1°/6° GAV conseguiu mudar a sorte no torneio ao vencer a Corrida de Orientação e a Prova Aérea. “As outras unidades estão de parabéns. Nós vamos guardar este troféu com muito orgulho e satisfação”, afirma o Ten Cel Beraldo, comandante do 1°/6°GAv.
Para o comandante da FAE III, Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, o TAREC 2009 cumpriu totalmente os objetivos. “Essa é uma oportunidade que nós temos para treinar toda a doutrina de reconhecimento e até mesmo aperfeiçoar essa doutrina”, afirma o Brigadeiro.
A próxima TAREC acontece em 2011. Até lá, o troféu da Aviação de Reconhecimento vai ficar em lugar de destaque na sede do Esquadrão Carcará, na Base Aérea de Recife.
Fonte: FAB/CECOMSAER
Comentários