O AVIÃO MAIS ESTRANHO JÁ FEITO PELA NASA





Seus olhos não estão te enganando: a asa deste avião é mesmo oblíqua, angulada em 60 graus em relação a sua fuselagem. É o AD-1 Oblique Wing Aircraft (Aeronave de asa oblíqua) e ele deve ser o avião mais esquisito já feito pela NASA. Mas por que eles fizeram essa asa torta?


O avião experimental AD-1 Oblique Wing foi projetado e construído no Dryden Flight Research Center da NASA, na Califórnia, na metade dos anos 1970. Os engenheiros estavam curiosos sobre as características aerodinâmicas de um avião como esse, bem como as leis de controle necessárias para governá-lo.

O objetivo? Melhorar o consumo de combustível: os túneis de vento na NASA mostraram que uma asa oblíqua usaria metade do combustível em velocidades supersônicas, graças às qualidades aerodinâmicas superiores.



O AD-1 foi inicialmente um modelo em escala controlado remotamente, desenvolvido no meio dos anos 1970. O avião tripulado – pilotado pelo pesquisador da NASA Thomas C. McMurtry – voou pela primeira vez em dezembro de 1979. E funcionou. O avião decolou com uma configuração normal, voando normalmente em velocidades baixas. A medida em que ganhava velocidade, a asa rotacionavam até atingir o melhor ângulo.



O avião aparentemente bizarro completou seus objetivos técnicos, mas sofria pela dificuldade de manobrar com a asa em determinados ângulos, em parte devido aos materiais usados em sua construção. Infelizmente nenhuma pesquisa seria realizada novamente, e o AD-1 voou pela última vez em 7 de agosto de 1982.

fonte/foto/Jalopnick
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog