EXTRAVIO DE BAGAGEM E FURTO DE PERTENCES



Meu nome é Erik Stein Bernardes e o de minha mulher Karen Akiau Rosa.
Somos clientes da TAM e viajamos recentemente com os tíquetes 95723717991750 e 95723717991672.
 

As bagagens registradas sob número AF 698616, AF 698789, AF 698676 e AF 698738, com pesagem registrada em 19 kg, 19 kg, 18 kg e 09 kg respectivamente, foram despachadas no aeroporto Charles de Gaulle, na França, para embarque no voo AF 1024 do dia 02/01/2010. Conforme orientação da funcionária da Air France, as bagagens deveriam ser retiradas somente no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, nosso destino final.

Ao fazer o check-in para a primeira conexão, no aeroporto de Lisboa, em Portugal, novamente questionamos a funcionária da TAP, parceira da TAM na operação do voo JJ 8325 de 02/10/2010. Novamente fomos orientados a retirar as bagagens somente em São Paulo, que era nosso destino final.
 

Descemos no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde nos dirigimos diretamente à área de conexões, da mesma forma que procedemos nas demais paradas. No balcão da TAM, dentro da área de embarque internacional, fizemos nosso check-in para o voo JJ 8050 de 02/01/2010 e novamente questionamos a respeito das bagagens, quando fomos orientados novamente a retirá-las somente em Guarulhos.
 

Ao chegar em Guarulhos, para nossa surpresa, nossas bagagens não desembarcaram, uma vez que não vieram no mesmo voo que nós. Ao questionar o funcionário Acácio, em expediente no aeroporto de Guarulhos na noite do dia 02/01/2010, o mesmo conferiu o sistema de bagagens da TAM e confirmou que nossas bagagens estavam no aeroporto do Galeão, pois nós deveríamos tê-las retirado e realizado os processos de alfândega na cidade do Rio de Janeiro, contrariando as instruções que recebemos dos funcionários que fizeram nosso check-in para o voo JJ 8050.
 

Foi aberto o Relatório de Irregularidade de Bagagem - RIB e fomos informados que as bagagens seriam despachadas para São Paulo no próximo voo, que sairia do Rio de Janeiro na manhã do dia 03/01/2010. Nossa bagagem chegou apenas por volta de 12h30 do dia 04/01/2010 depois de insistentes ligações durante todo o dia 03/01/2010 e pela manhã do dia 04/01/2010.
 

Novamente, como fomos orientados pelo colaborador Acácio, a bagagem foi checada na frente do colaborador da transportadora e minha esposa, Karen, percebeu violação dos cadeados que fechavam os zíperes de três das malas e também deu falta de uma série de pertences que foram despachados em Paris, conforme a lista abaixo:

Um aparelho de telefone sem fio Panasonic - valor R$ 140,00

Um adaptador de tomada padrão Reino Unido para o padrão brasileiro - valor R$ 40,00

Quatro bisnagas de creme para rachadura dos seios por ressecamento durante amamentação da marca Lansinoh Lanolin - valor R$ 45,00 cada bisnaga

Uma bisnaga de creme hidratante da marca La Roche-Posay para pés - valor R$ 45,00

Três máscaras para cílios da marca Lâncome - valor R$ 120,00 cada máscara

Um barbaeador elétrico da marca Philips - valor R$ 199,00

Três lenços de tecido Paschimina - valor R$ 30,00 cada lenço

Um blush da marca H&M - valor R$ 40,00

Dois pacotes grandes de lenços umedecidos da marca DrugStar - valor R$ 7,00 cada

Valor total dos bens - R$ 1.108,00

É importante ressaltar que a conferência da bagagem foi realizada no exato momento da entrega, em presença do funcionário contratado para realizar a mesma, quando foi notada a falta dos pertences, uma vez que, por não termos as bagagens na área de desembarque não pudemos fazer a conferência naquele momento, como instrui o site da cia. aérea na internet. 


No momento da conferência das bagagens, minha esposa imediatamente deu por falta dos pertences, informou ao entregador que afirmou não poder fazer nada, uma vez que era apenas contratado para entregar as malas. Minha esposa então se recusou a assinar o recibo de entrega e relatou por escrito no verso do mesmo, conforme orientação do colaborador Acácio, que nos atendeu no aeroporto na noite do desembarque. Gostaria de saber qual será o posicionamento da empresa diante destes fatos apresentados. 

Conforme orientação do colaborador TAM Sr. João Paulo, em ligação ao número 0800 123 200, sob protocolo número 23027857, este e-mail foi enviado para o endereço bagagem.grull@tam.com.br no dia 4 de janeiro de 2010, às 23:05, sem resposta até o momento.

Informo que já foi feito o boletim de ocorrência do furto e gostaria de ter a situação esclarecida sem necessitar a abertura de um processo em juizado de pequenas causas contra a empresa, uma vez que a bagagem, após despachada e até ser devolvida ao cliente, é de responsabilidade da cia. aérea.
 

Sem mais,

Erik Stein Bernardes


fonte/Reclame Aqui.

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