PARA SER UMA ESTRELA POP BASTA UMA ATERRISSAGEM SOBRE O RIO HUDSON



O comandante Chesley B. Sullenberger III (foto) caminha na passadeira vermelha e, de repente, há três ou quatro mãos em cima dele. Fãs que lhe tocam nos braços, mãos esticadas e palmadas nas costas. Pessoas que querem chegar perto dele.

Ele agradece, uma e outra vez, mesmo depois de um produtor exausto lhe dizer: "Agora está oficialmente dispensado." Mas há sempre tempo para mais uma fotografia. Sullenberger vai à antestreia de "Brace for Impact", documentário de uma hora sobre a aterragem no rio Hudson, no dia 15 de Janeiro de 2009. Diz que a sua nova função de figura pública é "quase um novo emprego", está a vender reformas urgentes nas companhias de aviação, a memória dos acontecimentos, um documentário na televisão e ainda um sentimento reconfortante de que na verdade existem heróis entre nós.

Diz que aprendeu a aceitar aquilo a que chama "a palavra começada por H" e como lidar com "uma mangueira de incêndio" apontada pelos meios de comunicação social. A maior surpresa, para ele e para os restantes membros da tripulação, diz, não foi a atenção concedida mas, sim, o facto de "ter durado tanto tempo". Os telespectadores assistiram, ao longo de um ano, à celebrização de Sullenberger, 58 anos, e talvez até se tenham questionado porque é que permaneceu sob as luzes da ribalta e optou por não voltar a voar a tempo inteiro. Em grande parte ele está a planar, empurrado pelo interesse do público na sua história. "Nesta época de obsessão pela fama, a fama encontrou-o", disse Denise Contis, uma vice-presidente da TLC.

Mas a celebridade conseguida é também obra dele. Quando se tornou evidente que "o evento", como costuma chamar à aterragem, era alvo de grande atenção, afirmou que tanto ele como Jeffrey Skiles, o seu co-piloto do Voo 1549 da US Airways, sentiram "a forte obrigação de utilizar o facto por uma boa causa, em benefício da profissão". Depois daquele voo de Janeiro, seguiu-se um testemunho no Capitólio e uma série de acontecimentos públicos. E lá estava Sully, ainda recentemente, na Parada das Rosas e, no mês passado, a leiloar o chapéu de piloto para caridade.

O primeiro livro de Sullenberger, "Highest Duty: My Search for What Really Matters", foi publicado em Outubro, dando origem a mais uma ronda de entrevistas. Até agora vendeu cerca de 92 mil exemplares, de acordo com a Nielsen Bookscan, que acompanha cerca de 75 por cento das vendas finais. O seu contrato com William Morrow prevê um segundo livro. Deve estar para breve, disse ele. Mas, por vezes, a publicidade também pode fazer ricochete; houve quem ficasse embaraçado com um título da Associated Press, em Novembro: "Sully, piloto herói gosta de sexo à rock star", afirmava-se na NBC. É evidente que não existe um manual da fama para um aviador da US Airways. Mas os Sullenbergers tiveram pelo menos uma introdução ao guião dos media. Na mesma tarde da aterragem no rio, no dia 15 de Janeiro, os criadores do futuro canal de televisão por cabo de Oprah Winfrey receberam uma proposta de programa em que a convidada principal seria Lorrie, a mulher de Sullenberger - proprietária de um ginásio feminino e que tinha sido treinadora na filial da ABC de São Francisco.

O produtor que estava a montar o programa, Daniel H. Birman, estava ao telefone com Lorrie Sullenberger enquanto o marido desta tentava contactá-la após a aterragem. No documentário da TLC ela recorda a sua reacção imediata após o telefonema: ligar para a escola dos filhos para dar instruções no sentido de os manter afastados de qualquer informação transmitida pela televisão sobre o incidente. Quando devolveu a chamada a Birman, ele relembrou-lhe: "O seu marido é um herói. A sua vida está prestes a mudar."

Mas os homens dos media não surgem do nada. Na sua busca para encontrar alguém capaz de responder aos requisitos da entrevista, Birman ligou a Priya David, correspondente da redacção de informação da CBS, a pedir nomes recomendáveis. Ela pô-lo em contacto com Alex Clemens, fundador de uma empresa de relações públicas de São Francisco, de quem ela está agora noiva. Clemens depressa se tornou o porta-voz da família Sullenberger, gerindo toda a logística da primeira entrevista do piloto (à CBS) e acabando também por assumir o controlo da sua página de fãs no Facebook, com 590 mil fãs. "Há um rol de solicitações para que dispense o seu tempo, a sua imprimatur, afirmou Clemens. "Se quisesse podia passar o resto da vida a responder a todas as solicitações que mesmo assim não conseguiria dar conta do recado."

Mais de um mês depois da aterragem, Birman começou a falar com os Sullenbergers sobre fazer um documentário, que foi comprado pela TLC na Primavera do ano passado. Sentado numa suite do Hotel Essex House, em Manhattan numa terça--feira de manhã, Sullenberger disse que ele queria contribuir para os projectos, em especial os livros e o documentário, que serviriam para fazer História. "De toda a minha carreira, a minha vida será julgada em 3 minutos e 28 segundos de um voo num determinado dia", disse apertando as mãos. "Por isso foi tão importante para mim que houvesse um registo rigoroso."

Naquela terça-feira a ronda dos media começou com "Live With Regis and Kelly", continuou com uma gravação de "The Joy Behar Show" e acabou depois do anoitecer no Walter Read Theater no Lincoln Center, onde mais de 25 fotógrafos e operadores de câmara tinham lugares marcados na passadeira vermelha para a antes- treia do documentário. As entrevistas sucederam-se num ritmo rápido: o colunista do social Michael Musto, depois um repórter de um jornal canadiano, depois um blogger para a revista "New York". Um toque na cintura do repórter queria dizer que tinha acabado o tempo da entrevista.

Para Birman, tanto a aterragem como o documentário tratam "de enfrentar a mortalidade e pôr um ponto final no assunto". O documentário mostra Sullenberger num helicóptero a repetir o percurso aéreo pela primeira vez, demonstrando quão bem o rio Hudson serviu a sua função de pista de aterragem. Aparece também com a parte intacta do avião num campo de salvados. Birman disse que as suas câmaras foram das primeiras a filmar o New York Tracon, abreviatura para radar do terminal de controlo de aproximação de aeronaves, desde o 11 de Setembro.

As simulações do voo deixam poucas dúvidas de que o que aconteceu naquele dia foi uma sucessão de milagres. Dando mostras de uma réstia de modéstia nas suas entrevistas, Sullenberger tem o cuidado de dizer que tem dúvidas de que a sua acção corresponda à sua definição de heroísmo. E, na mesma linha de raciocínio, quando se pronunciou sobre o facto de "ser o porta-voz da profissão", teve o cuidado de salientar que foi "escolhido por mera circunstância".

Apesar de o evento ainda ser popular, Sullenberger continua a ser um piloto que não faz parte do elenco de actores de Hollywood. Para alguns, como David Carlos, um dos passageiros do Voo 1549 presente na antestreia do documentário, toda a atenção sobre o caso tem uma explicação fácil. Diz ele que, pura e simplesmente é uma história "com final feliz".

fonte/IOnline

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