CAÇAS ESCOLTAM AVIÃO A NY APÓS SUSPEITA DE BOMBA


Caças da Força Aérea americana escoltaram até Nova York nesta sexta-feira (29) um avião avião procedente dos Emirados Árabes Unidos, após as autoridades encontrarem pacotes suspeitos em outras aeronaves nesta sexta-feira (29). A notícia colocou o país sob alerta contra um possível atentado terrorista.
O avião, da companhia aérea Emirates, pousou com segurança por volta das 17h35 no aeroporto internacional JFK.

Citado pela rede de televisão CNN, o FBI (polícia federal americana) disse antes do pouso que o avião de passageiros estava sendo escoltado “apenas porque existe uma carga do Iêmen”. Os dois pacotes suspeitos encontrados nesta sexta-feira, um deles no Reino Unido, o outro em Dubai, foram despachados do mesmo endereço no país árabe. Além disso, aeronaves nos aeroportos de Newark, perto de Nova York, e da Filadélfia também passaram por revista.

O primeiro pacote, interceptado no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido, continha um cartucho de tinta, “manipulado” e equipado com circuitos elétricos.

O pacote foi encontrado por autoridades britânicas, durante a escala de um voo que vinha do Oriente Médio, com destino à cidade de Chicago, nos Estados Unidos. As primeiras investigações não acusaram a presença de materiais explosivos no pacote, que também continha pó branco.

Fontes oficiais disseram à CNN que os pacotes suspeitos foram descobertos graças a informações obtidas pela inteligência americana.
O presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso sobre segurança ainda nesta sexta-feira.

 Aviões foram revistados em três aeroportos
Autoridades dos EUA e do Reino Unido anunciaram nesta sexta-feira uma investigação sobre a possibilidade de haver explosivos em três aviões isolados em dois aeroportos americanos e outro na Inglaterra. As aeronaves são da companhia UPS (United Parcel Service), que faz transporte de carga. 

Os aviões com cargas suspeitas estavam nos aeroportos de Newark, em Nova Jersey (que serve a cidade de Nova York), e em um terminal do Estado da Filadélfia. Um aeroporto na região de East Midlands – o maior terminal de cargas do Reino Unido – também está sendo investigado, pelas autoridades britânicas.

Autoridades americanas, que falaram em anonimato à CNN, disseram acreditar que a rede terrorista Al Qaeda esteja por trás dos pacotes. A CNN disse ainda que os pacotes suspeitos nos três aviões haviam sido enviados por um mesmo indivíduo do Iêmen, cujo nome não foi revelado.
Tanto os EUA quanto o Reino Unido foram alvos de ataques terroristas, em 11 de setembro de 2001 e em 7 de julho de 2005, respectivamente. O Iêmen é um dos locais de maior atuação da rede terrorista Al Qaeda.

Sinagogas poderiam ser alvos
De acordo com fontes citadas pelo jornal britânico The Guardian, sinagogas de Chicago estavam entre os alvos das supostas tentativas de ataque.

Linda Haase, porta-voz da Federação Judaica da Região Metropolitana de Chicago, confirmou o alerta.
- Fomos notificados hoje pela manhã. Estamos tomando as precauções necessárias e alertando as sinagogas a fazer o mesmo.
A recepcionista da sinagoga Anshe Emet, Lucille Price, também confirmou a notificação. Segundo ela, a polícia de Chicago pediu maior atenção para todos os pacotes entregues pelo correio nesta sexta-feira.

fonte/AgInternacionais/R7
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog