EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA ACISO NO NORDESTE

O Exército mobiliza-se nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão para uma ampla ação social junto às populações do Cariri. Isto porque será aberta no próximo sábado, com realização até o dia 25, a Operação Jaguaribe, com a participação de militares do Exército dos estados envolvidos.

No Ceará, a operação, promovida pela 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza, abrangerá os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda. Contará com a participação de 800 militares, viaturas e dois helicópteros do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) de Taubaté, do Estado de São Paulo.

A abertura será no sábado, às 18h30, na Praça da Sé, com a presença do general-de-divisão, Vitor Carulla Filho, comandante da 10ª Região Militar, e de autoridades públicas locais. De acordo com a programação, haverá apresentações das bandas de música do Exército e do Crato. O Quartel General da operação será montado no Parque de Exposições Pedro Felício, também nesse município.

Segundo informações do sargento Antônio Marcos, o Tiro de Guerra do Crato participará da operação com o apoio logístico.

Paralelamente, será desenvolvida uma Ação Cívico-Social (Aciso) em parceria com as prefeituras municipais.

Em Santana do Cariri, as ações acontecem no próximo dia 21, no distrito de Anginho; dia 23, em Dom Leme; e dia 24, em Guritiba.

Já no município de Nova Olinda, a operação está programada para o dia 22, no distrito de Triunfo. Das 8h30 às 17h, serão disponibilizados os seguintes serviços: expedição de documentos, atendimento médico-odontológico, distribuição de medicamentos, palestras, educação musical, reformas de instalações, corte de cabelo, manicure, pedicure, apresentações públicas da Banda de Música.

Estradas vicinais serão recuperadas pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Picos (PI); e obras de pequeno porte serão realizadas pelo 23° Batalhão de Caçadores, sediado em Fortaleza.

A ACISO, segundo o Boletim do Exército, é uma das formas pelas qual a instituição militar presta assistência às comunidades carentes.

Também será desenvolvido um treinamento para Garantia da Lei e da Ordem (GLO), uma brigada especializada em intervenções de conflitos urbanos com munição não-letal e com funções para agir como uma tropa de choque de elite. Pode atuar também, em ações específicas, contra o crime organizado na região.

No município de Santana do Cariri, serão realizadas manobras militares na área de operações, com atividades de Garantia da Lei e da Ordem(GLO), tais como: posto de bloqueio e controle de estradas; posto de segurança estático; tomada de área urbana; desocupação de propriedade invadida; bloqueio de estradas; patrulhamento ostensivo em vias urbanas; garantia de eleições; e garantia de apuração de eleições.

O Tiro de Guerra do Crato participará também da apuração de uma eleição simulada, atuando como mesários, segundo destaca o sargento Marcos Antônio, e também será utilizado na figuração de outras operações. A simulação tem como objetivo garantir a ordem e a manifestação livre do povo no processo eleitoral.

Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, esta operação vai complementar o trabalho social desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O prefeito garantiu todo apoio necessário ao trabalho que consiste na interação direta entre os militares e a sociedade. A operação, segundo destaca o prefeito, tem o objetivo de prestar apoio comunitário às populações, cooperando com outras instituições e promovendo a cidadania. “Na pauta estão incluídas ações sociais importantes para a região”, disse.



fonte/Diário do Nordeste

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog