MUSAL INCORPORA CBA-123

cba-123-2

MUSAL incorpora ao seu acervo a aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro.

O Museu Aeroespacial (MUSAL) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) realizam hoje (14/08) a Cerimônia de Incorporação ao acervo do MUSAL da aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro. A cerimônia aconteceu às 10h no próprio museu.

O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.
Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome “CBA” deriva da sigla para “Cooperação Brasil-Argentina”.

Foram produzidos dois protótipos da aeronave, o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina.

Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve apenas um protótipo construído, que foi desmontado após o fim prematuro do projeto, que se deu pelos altos custos que inviabilizaram a aeronave para o mercado civil.

O curioso no avião eram os motores junto à fuselagem na traseira, com as pás voltadas para trás.

FONTE: FAB / FOTO:divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog