AEROPORTO SALGADO FILHO REGISTRA ATRASOS EM MAIS DA METADE DAS PARTIDAS PROGRAMADAS

Na véspera do início do feriado prolongado, com 54,8% dos voos atrasados até as 23h de sexta-feira, o aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, era o que registrava pior situação no país. O terminal esteve fechado no começo da manhã em razão de más condições climáticas e foi reaberto às 9h15min.

Segundo a Infraero, a média de voos domésticos atrasados em todo o país, até as 23h de ontem, era de 31,1%. E a Gol detinha o maior índice: 42%. No total, eram 415 voos.

A situação teria sido agravada pela operação padrão dos funcionários da Gol no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Segundo uma das diretoras e segunda tesoureira do Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, Tatiane de Paiva Ribeiro, a operação padrão iniciou por volta das 12h desta sexta-feira e se estende até a meia-noite.

A categoria protesta contra a sobrecarga de trabalho e também por não ter recebido proposta de reajuste salarial da empresa, ao contrário dos aeronautas, para os quais foi oferecido reajuste de 18% para co-pilotos e 20% para comissários e chefes de cabine.

De acordo com Tatiane, a jornada de trabalho ocorreu no ritmo que os funcionários podiam trabalhar, sem horas extras ou esforço além da capacidade de cada um.

— Estamos em ameaça de greve. A operação padrão é para a empresa estar ciente de que os funcionários podem parar a qualquer momento.

Segundo Tatiane, cerca de 400 funcionários da Gol são filiados ao sindicato de Guarulhos. Nem todos participaram da operação padrão em função do horário. Ao mesmo tempo, segundo ela, funcionários não filiados ao sindicato também integraram a operação. A categoria reivindica reajuste de 15% para este ano.

Em nota, a empresa negou que haja operação padrão de seus funcionários nos aeroportos do país. A Gol afirma que o índice de atrasos disponível no sistema da Infraero é compatível com a média da indústria e reflete o fechamento temporário de alguns aeroportos por condições climáticas adversas na madrugada e manhã de hoje.

Para minimizar o impacto e melhor atender os clientes, a companhia informou que realizou ajustes em sua malha aérea durante o dia. 

fonte/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog