GOVERNO INICIA ''PENTE FINO" EM PARCERIAS TECNOLÓGICAS DO F-X2



Especialistas do programa F-X2 estão revendo a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela sueca Saab para o projeto dos caças Gripen NG que o Brasil vai comprar para a Força Aérea Brasileira.


Na pauta das reuniões, que deve durar duas semanas, também está sendo atualizado o
plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça.

A informação foi divulgada pelo brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, conforme o site Defesanet.

Na semana passada, a Saab entregou à FAB a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

A Embraer, sediada em São José dos Campos, será a empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Participação. Além da Embraer, outras empresas do polo aeronáutico de São José dos Campos, como a Akaer, também participam do programa do Gripen NG. O Brasil vai comprar 36 caças para renovar a frota da FAB. O contrato está estimado em US$ 4,5 bilhões.

A montagem final do caça será feita na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.

Visita. Na próxima semana, a ministra de Defesa da Suécia, Karin Enströn, se reunirá com o ministro Celso Amorim para efetivar as parcerias entre os dois países.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, na pauta do encontro, o programa F-X2.

Especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Expedito Bastos, avalia que a participação de empresas nacionais no programa é fundamental para a indústria de defesa do país, mas pondera que é preciso definir o grau de transferência de tecnologia que ocorrerá com o programa.

Por enquanto, segundo ele, não é possível avaliar esse quesito porque ainda não foi divulgado pela FAB.

Contrato. Esses dois itens são objetos de avaliação da FAB e deverão constar no contrato que será assinado com a Saab para a produção do caça.

A previsão do governo federal é de que o contrato será assinado até o final deste ano.

A perspectiva do Ministério da Defesa é que a produção dos caças no Brasil seja iniciada em 2018. A Saab vai montar uma fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

fonte/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog