Pular para o conteúdo principal

GOVERNO INICIA ''PENTE FINO" EM PARCERIAS TECNOLÓGICAS DO F-X2



Especialistas do programa F-X2 estão revendo a proposta de compensação tecnológica e industrial feita pela sueca Saab para o projeto dos caças Gripen NG que o Brasil vai comprar para a Força Aérea Brasileira.


Na pauta das reuniões, que deve durar duas semanas, também está sendo atualizado o
plano de participação da indústria nacional no desenvolvimento do caça.

A informação foi divulgada pelo brigadeiro José Augusto Crepaldi, presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, conforme o site Defesanet.

Na semana passada, a Saab entregou à FAB a atualização das especificações técnicas do caça Gripen NG, que será desenvolvido em conjunto com o Brasil.

A Embraer, sediada em São José dos Campos, será a empresa líder do programa de desenvolvimento da aeronave no Brasil.

Participação. Além da Embraer, outras empresas do polo aeronáutico de São José dos Campos, como a Akaer, também participam do programa do Gripen NG. O Brasil vai comprar 36 caças para renovar a frota da FAB. O contrato está estimado em US$ 4,5 bilhões.

A montagem final do caça será feita na unidade da Embraer em Gavião Peixoto.

Visita. Na próxima semana, a ministra de Defesa da Suécia, Karin Enströn, se reunirá com o ministro Celso Amorim para efetivar as parcerias entre os dois países.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Defesa, na pauta do encontro, o programa F-X2.

Especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Expedito Bastos, avalia que a participação de empresas nacionais no programa é fundamental para a indústria de defesa do país, mas pondera que é preciso definir o grau de transferência de tecnologia que ocorrerá com o programa.

Por enquanto, segundo ele, não é possível avaliar esse quesito porque ainda não foi divulgado pela FAB.

Contrato. Esses dois itens são objetos de avaliação da FAB e deverão constar no contrato que será assinado com a Saab para a produção do caça.

A previsão do governo federal é de que o contrato será assinado até o final deste ano.

A perspectiva do Ministério da Defesa é que a produção dos caças no Brasil seja iniciada em 2018. A Saab vai montar uma fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

fonte/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA