Pular para o conteúdo principal

ILS CAT 2 DO AEROPORTO SALGADO FILHO DEVE SER LIBERADO NA QUARTA-FEIRA


Aparelho antineblina do Salgado Filho deve ser autorizado na quarta Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União o equipamento poderá ser utilizado Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O aparelho antineblina do Aeroporto Salgado Filho deve ter uso autorizado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na quarta-feira. No entanto, somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União, o equipamento, que  reduzirá em até 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo, poderá ser utilizado.

A informação foi divulgada na noite desta terça-feira pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, depois que o ministro Moreira Franco solicitou à Anac informações sobre o procedimento de homologação do sistema de pouso por instrumentos (ILS categoria 2) no aeroporto da Capital. Não há previsão de quando a autorização da Anac deve ser publicada no Diário Oficial da União, mas a expectativa da SAC é de que o aparelho, chamado de ILS CAT 2, esteja em funcionamento até quinta-feira, antes do início da Copa do Mundo.

Devido à neblina, o aeroporto Salgado Filho viveu nesta terça-feira seu dia com maior tempo de fechamento do ano. Foram nove horas sem funcionamento dos voos, o que causou o cancelamento de 28 viagens e o atraso de 73.


O pior caso até então havia sido em 27 de maio, quando os voos ficaram suspensos por sete horas e 40 minutos. No total, maio registrou 28 horas e oito minutos com os terminais fechados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

As operações foram suspensas à 1h35min. Às 6h41min, as decolagens voltaram a operar, mas às 7h39min fecharam novamente e só retornaram às 10h20min. Os pousos só foram permitidos às 10h40min. Entre os passageiros que não conseguiu embarcar pela manhã estava o prefeito de Porto Alegre José Fortunati.

Na segunda-feira, os seriços no Salgado Filho também foram suspensos por causa do nevoeiro. O local ficou cerca de três horas sem pousos e decolagens.


fonte/foto/ZeroHora



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA