ILS CAT 2 DO AEROPORTO SALGADO FILHO DEVE SER LIBERADO NA QUARTA-FEIRA


Aparelho antineblina do Salgado Filho deve ser autorizado na quarta Ronaldo Bernardi/Agência RBS
Somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União o equipamento poderá ser utilizado Foto: Ronaldo Bernardi / Agência RBS
O aparelho antineblina do Aeroporto Salgado Filho deve ter uso autorizado pela  Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na quarta-feira. No entanto, somente após a publicação da medida no Diário Oficial da União, o equipamento, que  reduzirá em até 30% as horas em que o aeroporto permanece fechado por conta do mau tempo, poderá ser utilizado.

A informação foi divulgada na noite desta terça-feira pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, depois que o ministro Moreira Franco solicitou à Anac informações sobre o procedimento de homologação do sistema de pouso por instrumentos (ILS categoria 2) no aeroporto da Capital. Não há previsão de quando a autorização da Anac deve ser publicada no Diário Oficial da União, mas a expectativa da SAC é de que o aparelho, chamado de ILS CAT 2, esteja em funcionamento até quinta-feira, antes do início da Copa do Mundo.

Devido à neblina, o aeroporto Salgado Filho viveu nesta terça-feira seu dia com maior tempo de fechamento do ano. Foram nove horas sem funcionamento dos voos, o que causou o cancelamento de 28 viagens e o atraso de 73.


O pior caso até então havia sido em 27 de maio, quando os voos ficaram suspensos por sete horas e 40 minutos. No total, maio registrou 28 horas e oito minutos com os terminais fechados, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

As operações foram suspensas à 1h35min. Às 6h41min, as decolagens voltaram a operar, mas às 7h39min fecharam novamente e só retornaram às 10h20min. Os pousos só foram permitidos às 10h40min. Entre os passageiros que não conseguiu embarcar pela manhã estava o prefeito de Porto Alegre José Fortunati.

Na segunda-feira, os seriços no Salgado Filho também foram suspensos por causa do nevoeiro. O local ficou cerca de três horas sem pousos e decolagens.


fonte/foto/ZeroHora



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog