Pular para o conteúdo principal

TALIBÃS ASSUMEM AUTORIA DE ATENTADO A AEROPORTO NO PAQUISTÃO

Rebeldes talibãs do Paquistão assumiram na segunda-feira (9) a autoria de um ataque ao aeroporto de Karachi, segundo informaram autoridades locais. Pelo menos 27 pessoas morreram, de acordo com a agência de notícias britânica Reuters.

Na noite de domingo (8), homens fortemente armados atacaram o aeroporto, obrigando o cancelamento de todos os voos. Três explosões foram registradas, e uma delas causou incêndio em um dos terminais. O Exército paquistanês anunciou que retomou o controle do aeroporto na manhã desta segunda-feira, após 6 horas de operação contra grupo armado.

 "Realizamos o ataque contra o aeroporto de Karachi para vingar a morte de Hakimullah Mehsud [antigo chefe do Movimento dos Talibãs do Paquistão, ou TTP]", disse à agência AFP o porta-voz do movimento, Shahidullah Shahid. Desde 2007, o TTP realiza uma rebelião armada contra o governo do país.

Mehsud morreu em novembro do ano passado, por um disparo de um drone dos Estados Unidos em zonas tribais do noroeste do Paquistão.

O ataque envolveu 10 militantes, com fuzis de assalto e explosivos. Segundo a polícia, pelo menos um deles usava colete de homem-bomba. Militares foram chamados para ajudar a polícia a combater os terroristas e impedir a continuação do atentado no aeroporto.

Depois de quase 12 horas do início do ataque, o terminal foi liberado. Todos os militantes foram mortos, anunciou um porta-voz militar. O jornal americano "The Washington Post" diz que os terroristas tentaram sequestrar um avião, mas foram impedidos.

O ataque em Karachi coincide com o recente fracasso das negociações de paz entre as duas partes. Segundo Shahid, os diálogos são uma "ferramenta de guerra" do governo contra o TTP.

Na província do Baluchistão, no sudoeste do país, outros dois ataques no domingo mataram 23 pessoas, a maioria peregrinos xiitas.

fonte/Reuters/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA