RÚSSIA VENDE 20 MIG-29 FULCRUM SMT Á BIRMÂNIA


 A Rússia vai entregar 20 aviões MiG-29 Fulcrum SMT a Myanmar em troca de 570 milhões de dólares.
A força aérea de Myanmar opera atualmente 10 MiG-29B e 2 MiG-29UB  pelo que estes aviões terão uma manutenção simplificado representado ainda assim um notável incremento da capacidade da força aérea da ditadura militar birmanesa devido às capacidades de manobrabilidade do aparelho russo. Não sendo certo, é muito provável que os aparelhos vendidos sejam os mesmos que a Argélia recusou em 2007 por não estarem nos padrões de qualidade esperados…

O MiG-29SMT tem um alcance mais alargado do que qualquer versão anterior, resolvendo parcialmente um dos problema crónicos deste excelente caça russo, uma agilidade acrescida devido aos motores de jato orientado, mantêm os elevados padrões de manutenção de todos os caças MiG-29. Incorpora nova aviónica eletrónica, assim como um novo radar ZHUK-ME, miras no capacete e pode utilizar um extenso leque de armamento como os mísseis ar-ar RVV-AE, R-27ER1, R-27ET1, R-27R1, R-27T1, R-73E, os mísseis ar-superfície Kh-31A, Kh-31P, Kh-29T (TE), Kh-29L e as bombas KAB-500KR (OD), KAB-500L, mantendo sempre o canhão GSh-301 essencial para “dogfight“.

A compra enquadra-se num programa de modernização da força aérea de Myanmar que começou na década de 90 e que começou pela instalação de novos sistemas eletrónicos pela empresa israelita Elbit nos 36 aviões de origem chinesa F-7 e FT-7 permitindo-lhes usar o míssil Rafael Python Mk. II. Posteriormente, a China terá entregue à ditadura militar mais um esqueadrão de aparelhos F-7, mas estes não chegaram a ser atualizados pela Elbit.

No total, ainda que opere MiG-29, pelo que teoricamente até poderia ser uma força aérea com uma operacionalidade muito respeitável, a qualidade da força aérea é baixa, como ficou demonstrado pelo seu fraco desempenho durante as escaramuças da “Batalha do Posto Fronteiriço 9631″ com a Tailândia.

fonte/movv.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog