Pular para o conteúdo principal

CARTAS AERONÁUTICAS DE SÃO PAULO NO GOOGLE EARTH - AIC N 23/13


Parabéns ao I Ten PM Alexandre Oliveira de Paula,   pelo belo trabalho e a gentileza de disponibilizar....

Comandante FLÁVIO RESENDE
Introdução
Há uns meses atrás, em 2013, eu descobri o site Piloto Policial e lá encontrei uma página com um belo trabalho realizado pelo I Ten PM Alexandre Oliveira de Paula, onde ele usou o Google Earth para traçar os limites das TMA/CTR de São Paulo e a REH 3 com os pontos de notificação.

Mas como a versão do seu trabalho era focada na AIC N 05/10 e o DECEA atualizou esta Circular de Informação Aeronáutica, eu me inspirei no trabalho dele e tomei a iniciativa de refazer e atualizar tudo conforme a nova AIC N 23/13, com a inclusão da REA 1; com as VAC de Congonhas e Marte atualizadas; aeródromos aos arredores da TMA, a carta WAC 3262 e os Espaços Aéreos Condicionados.

Como o arquivo inicialmente elaborado pelo Alexandre foi de grande valia para a minha compreensão do complexo espaço aéreo de São Paulo eu também gostaria de colaborar com a atualização do mesmo e dessa forma contribuir para um planejamento de voo mais eficaz e seguro para todos!

O intuito do arquivo é facilitar a visualização de todas as informações constantes nas cartas presentes e transferir a “visão desenhada”, comumente encontrada nas cartas aeronáuticas, para a “visão satélite” conforme estamos habituados em voos VFR no dia-a-dia. Lembrando que em hipótese alguma o arquivo exime a responsabilidade do comandante em consultar o ROTAER, NOTAM, AIP-BRASIL, AIC N23/13, as cartas de aeródromos e etc, pois ambos são necessários para um bom planejamento de voo.

Instalação do programa Google Earth
Para abrir o arquivo “Cartas Aeronáuticas de SP” é necessário ter o programa Google Earth instalado no computador. Ele pode ser facilmente encontrado para download neste site: www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm

Após a instalação do Google Earth vá ao menu “Arquivo / Abrir” e selecione o arquivo “Cartas Aeronáuticas de SP”. Uma vez aberto, provavelmente o arquivo aparecerá na coluna esquerda da tela e dentro da pasta “Lugares temporários”, caso isso aconteça é só clicar na pasta, arrastá-la e soltá-la dentro da pasta “Meus lugares” ou com o botão direito do mouse clique em recortar e depois cole dentro de “Meus lugares”. É aconselhável fazer este procedimento, pois caso você deseje fazer alguma alteração, posteriormente é só ir ao menu “Arquivo / Salvar / Salvar meus lugares”.

tmagoogle

Repare que ao lado esquerdo da tela do programa é possível observar diversas pastas e dentro das mesmas possuem arquivos editáveis que tornam possível a visualização dos limites do Espaço Aéreo das TMA/CTR de São Paulo, assim como os pontos de notificação, referências visuais, aeródromos, limites da FIR Brasília/Curitiba e etc.

Ao lado esquerdo de cada pasta e dos arquivos dentro delas é possível clicar no “quadrado branco” e marcá-lo [v]. Sendo que ao clicar aparece as imagens na tela e ao desclicar as imagens somem, conforme sua preferência de visualização.

As cartas e suas informações foram plotadas no Google Earth de modo que suas demarcações se ajustassem o máximo possível dentro dos limites das cidades, lagos, rodovias e outras referências visuais. A maioria dos pontos de notificação e aeródromos foram ajustados conforme as coordenadas geográficas dos mesmos e outros visualmente, de forma que não prejudicasse a sua identificação e consequente localização.


Símbolos
simbolos

Nota: Qualquer sugestão ou crítica entrar em contato pelo e-mail admin@pilotopolicial.com.br e enviaremos aos autor, ou se preferir faça seu comentário diretamente  no artigo.


Atualizações – O arquivo “Cartas Aeronáuticas de (SP) v1.0” poderá ser atualizado para outras versões buscando sempre melhorias, correções ou sugestões enviadas ao autor. Para pesquisar sua atualização é só consultar no campo de busca do site www.4Shared.com por “Cartas Aeronáuticas” e observar se há outras versões mais recentes, por exemplo: “v1.1, v1.2…v2.0”.

Autor: Flávio Resende é Piloto Comercial de Helicóptero, recém formado e concluindo o INVH prático. Também é graduado em Propaganda & Marketing pela ESAMC.

fonte/Blog Piloto Policial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA