QUATRO CORPOS DE VÍTIMAS DE ACIDENTE COM AVIÃO MILITAR CHILENO SÃO ENCONTRADOS NO PACÍFICO

A megaoperação de resgate de um avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira perto da ilha Robinson Crusoé, no oceano Pacífico, com 21 pessoas a bordo, permitiu até agora o resgate de quatro corpos, confirmaram autoridades do país.

— Até o momento foram encontrados dois corpos de mulheres e dois corpos de homens, que em nenhum dos casos foram identificados — afirmou o secretário-geral da Força Aérea do Chile (FACH), Maximiliano Larraechea.

O avião sofreu um "acidente violento que certamente não deixaria pessoas vivas, mas ainda temos esperanças", disse Larraechea sobre o acidente ocorrido com o avião.

Os corpos foram encontrados pelas equipes de resgate e por moradores locais que se uniram aos trabalhos de busca, liderados pela Força Aérea e pela Marinha chilena.

Mais cedo, o general Larraechea havia confirmado que o avião sofreu um acidente após duas tentativas frustradas de aterrissar na ilha Robinson Crusoé, localizada a 700 km de distância do continente.

— Temos a convicção de que o avião está acidentado — disse Larraechea.

A equipe de resgate é liderada pelo ministro da Defesa, Andrés Allamand, e pelo chefe da Força Aérea do Chile, e envolveu o envio até a região de seis aviões e duas fragatas.

A operação de busca teve início na noite de sexta-feira, com a decolagem de um avião Hércules C-130, do qual foram lançados ao mar oito paraquedistas, que encontraram flutuando uma das portas do avião, que havia decolado ao meio-dia de sexta-feira, confirmou o ministro Allamand.

— A única coisa que conseguimos comprovar é a informação sobre a descoberta da porta — afirmou o ministro.

— Disse que enfrentávamos um cenário particularmente adverso e isso se comprovou nas últimas horas — disse Allamand, antes de embarcar em outro avião que previa chegar à ilha nas primeiras horas desta manhã.

O prefeito da ilha, Leopoldo González, também afirmou que durante a noite foi encontrada uma parte da fuselagem do avião, o que não foi confirmado pela FACH.

Apresentador de TV estava a bordo

O acidente comoveu o Chile, porque entre os passageiros desaparecidos encontra-se uma equipe de cinco profissionais da Televisão Nacional do Chile (TVN) liderada por Camiroaga, um dos rostos mais confiáveis e queridos da televisão local.

Camiroaga integrava uma equipe que se dirigia à ilha Robinson Crusoé — de cerca de 600 habitantes — para conhecer os avanços dos trabalhos de reconstrução do local, arrasado por um tsunami no dia 27 de fevereiro de 2010.


Apresentador Felipe Camiroaga estava a bordo
Foto: AFP


O avião militar foi declarado desaparecido na tarde de sexta-feira, após tentar pousar na ilha em duas ocasiões, sem sucesso.

— O avião realizou um primeiro sobrevoo, que é rotineiro, sobre a pista, e depois tentou a aterrissagem, mas um vento o forçou para o lado direito — relatou o chefe da torre de controle de Juan Fernández, Felipe Paredes.

— Depois, se elevou em uma manobra que eu pensei que era para tentar pousar. O avião se perdeu atrás de uma colina. Se perfilou novamente, mas não voltou a aparecer".


fonte/fotoAFP/ZeroHora
Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog