SÃO JOSÉ DOS CAMPOS DEBATE INSTALAÇÃO DA 1A. UNIVERSIDADE AERONÁUTICA

Representantes do Grupo São José 2030 se reuniram com o prefeito Carlinhos Almeida (PT) para discutir a proposta de criação de uma “Universidade Aeronáutica” em São José dos Campos.
O São José 2030 foi criado em novembro do ano passado, durante um seminário que autoridades, empresários e lideranças traçaram estratégias para o futuro de São José dos Campos.

A intenção do grupo é lançar ideias e projetos para serem executados até 2030 para o desenvolvimento da cidade.

O engenheiro Ozires Silva, que lidera o Grupo 2030 disse que a ideia da Universidade do Ar seria a implantação de um Centro de Formação de mão-de-obra para o setor aeronáutico do Brasil, que está em fase de expansão.

“Faltam grandes escolas de formação de pessoal para o setor aéreo. O segredo é bons Recursos Humanos”, disse o engenheiro.

Segundo ele, São José reúne uma série de atributos diferentes de outras cidades do país. “E nós podemos crescer como uma cidade muito mais importante, gerando oportunidades que todos nós desejamos”, disse Ozires.

“A ideia está lançada. Temos agora que concretiza-la. O prefeito foi muito receptivo à proposta”, pontuou Ozires.

Ele frisou ainda que esse Centro de Formação de Pessoal também pode ser encampado por uma instituição de ensino da cidade. “Temos escolas que podem criar esse centro”, declarou.

Apoio. O prefeito Carlinhos Almeida disse ontem que um local adequado para a instalação desse centro é o Parque Tecnológico, que tem todo o ambiente necessário para abrigar a “Universidade do Ar”.

Carlinhos relatou que o Centro de Formação de Pessoal para o setor aéreo contemplaria profissões como especialistas em manutenção de aeronaves e de administração de aeroportos. “Com abertura dos aeroportos à iniciativa privada, será necessário a formação de pessoal qualificado para o transporte aéreo”, disse.

Embora ainda seja uma proposta embrionária, o prefeito colocou o seu governo à disposição para colaborar com o Grupo São José 2030.

Carlinhos informou que o Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), que já mantém parceria com o grupo e a Secretaria Municipal de Planejamento podem colaborar na formatação de um projeto nos moldes da sugestão feita pelo engenheiro Ozires.

O conceito da Universidade do Ar tem como um dos modelos a americana Embry-Riddle Aeronautical University, que tem campi na Florida e no Arizona. A instituição é considerada um dos principais centros de formação aeroespacial do mundo. A escola oferece cursos em áreas como ciência aeronáutica e engenharia aeroespacial, entre outros.

Proposta
Líder do Grupo São José 2030, o engenheiro Ozires Silva, lançou proposta para a criação de uma “Universidade Aeronáutica em São José dos Campos

Formação
Trata-se de um Centro de formação de Recursos Humanos para o setor aéreo

Qualificação
Segundo o engenheiro, o país precisa de pessoal qualificado, pois a aviação está em expansão

Apoio
O governo Carlinhos Almeida (PT) vai apoiar a iniciativa e colocou o Ipplan e a Secretaria Municipal de Planejamento à disposição do grupo

Sede
Seria no Parque Tecnológico


fonte/OVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog