MUSICO QUE TEVE O VIOLÃO QUEBRADO PELA UNITES VIRA FENÔMENO NO YOUTUBE E LANÇA CARREIRA NA WEB

"Se eu fosse advogado, provavelmente processaria, mas, como sou compositor, fazer música foi a minha maneira de denunciar". Após ter seu violão quebrado em um voo da United Airlines, o até então desconhecido compositor canadense Dave Carroll resolveu contar o drama vivido na busca de uma compensação por parte da companhia aérea em um série de vídeos no YouTube. O primeiro deles, "United Breaks Guitars", virou hit, com mais de 5 milhões de acessos. Carroll virou fenômeno instantâneo. A "carreira" na web já rendeu uma segunda produção, e um terceiro vídeo de protesto deve ser lançado em breve.

Em junho de 2008, Dave e seus companheiros da banda Sons of Maxwell viajavam de Halifax, no Canadá, para Nebraska, nos EUA. Enquanto aguardavam o fim de uma escala em Chicago, os passageiros passavam o tempo dentro da aeronave observando as bagagens serem colocadas no avião. Foi quando uma voz de um passageiro, do outro lado do avião, disse que violões "estavam sendo lançados" pelo ar. Dave e a banda "trocaram olhares de terror" e um deles foi checar o que acontecia.

Dave só verificou o estado do violão longe do aeroporto de Nebraska. E quando foi reclamar do violão quebrado, seis dias depois, a companhia aérea disse que era tarde. Depois, informou que a queixa deveria ter sido feita ainda em Chicago. Até "uma tal de Ms. Irlweg" afirmar por e-mail, nove meses depois, que a United nada podia fazer. E quem pagou o pato, ou os R$ 2.200 do conserto do violão acústico Taylor 710, de R$ 6.475, foi o próprio Dave. A mágoa virou o refrão:

"United, você quebrou meu violão Taylor/ Grande ajuda você é/Você quebrou, você deve consertar/É responsável, admita/Eu deveria ter voado com outra companhia ou ter ido de carro/Porque a United quebra violões".

Um dia após a publicação do primeiro vídeo, já um sucesso, o jogo virou: a companhia aérea procurou Dave e ofereceu compensar o prejuízo em troca de que o vídeo fosse retirado do ar. Dave não aceitou e achou injusta a tentativa da United de tentar calá-lo tão facilmente. Além do mais, o marketing na web estava de vento em popa.

- Jamais poderia imaginar que o vídeo fosse se transformar em um hit. Muitas pessoas já passaram por esse tipo de problema com as companhias aéreas. Queremos um melhor atendimento ao consumidor. Achei que o vídeo ajudaria mais pessoas, seria um serviço maior que eu simplesmente aceitar o dinheiro e deixar de contar a história - contou em entrevista por telefone.

No dia 17 de agosto, o segundo vídeo da série foi publicado no YouTube. Não teve tanta audiência quanto o primeiro, mas também fez sucesso pedindo que a United "aceite as consequências de deixar certos carregadores de bagagem quebrar" os pertences dos passageiros. Um terceiro ainda está por vir, ainda sem data para ir ao ar. ( Assista ao segundo vídeo 'United Breaks Guitars' no YouTube )



Além da United, a fabricante Taylor também entrou em contato com Dave, solidarizando-se com a incidente. Convidou o músico para visitar sua fábrica na Califórnia, presenteou-o com dois violões novos e divulgou um vídeo no YouTube esclarecendo que, de acordo com as regras vigentes nos Estados Unidos, instrumentos podem viajar no avião junto com os donos, desde que devidamente embalados.

Três meses após a publicação do primeiro vídeo e mais de um ano depois do drama do violão quebrado, Dave já acha que por pior que tenha sido o processo, o final da história valeu a pena. O hit, assim como sua discografia anterior, está à venda no iTunes e já o levou para Austrália, Inglaterra e novamente para os Estados Unidos. Voando em outra companhia áerea, claro.

fonte/O Globo

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