Pular para o conteúdo principal

RASANTE EM TERESINA




A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou ao Portal O Dia que está apurando o caso do voo rasante realizado na tarde do último sábado (18), durante o Corso de Teresina. Segundo o órgão, se ficarem comprovadas irregularidades, a Agência aplicará as medidas cabíveis ao piloto responsável pelo voo. 
 
A aeronave do modelo Piper Seneca sobrevoou a Avenida Raul Lopes em um voo rasante, assustando foliões e comerciantes que estavam no local. Segundo relatos de pessoas que estavam presentes no momento do incidente, o avião sobrevoou a avenida em uma altura alarmante, causando pânico entre os presentes.

De acordo com um vídeo gravado por um dos passageiros no momento do voo e publicado na página "Avião sem noção" no Facebook, pelo menos três pessoas se encontram na aeronave no momento em que ela sobrevoa a Avenida Raul Lopes. O piloto supostamente seria Jaime Oliveira Júnior, que é alertado pelos próprios passageiros sobre a altura irregular do voo, um deles chega a dizer no vídeo “Comandante irresponsável do cão”, referindo-se ao risco da atitude tomada pelo piloto.

Jaime Júnior é filho do coronel Jaime Oliveira, diretor de Operações e Fiscalização da Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito).

A aeronave é um modelo bimotor executiva de pequeno porte, com capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais. No vídeo é possível observar o avião sobrevoando a Avenida João XXIII, e em seguida a Avenida Raul Lopes, onde acontecia o Corso de Teresina. Em determinado momento, a aeronave passa ao lado da Ponte Estaiada, bem abaixo da altura do mirante da ponte, estrutura mais alta do local.

O vídeo já teve mais de 157 mil visualizações e gerou polêmica entre os seguidores da página "Avião sem noção". Alguns deles chegam a alertar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio da página oficial do órgão, sobre a conduta irregular do piloto. "Arriscando a vida não só dele, mas dos amigos e do pessoal em terra", diz um dos internautas.

fonte/foto/portalodia/youtube

Dados da aeronave

MATRÍCULA: PTWBX

Proprietário:
FORT MOTOCICLETAS LTDA
CPF/CGC:

Operador:
FORT MOTOCICLETAS LTDA
CPF/CGC:

Fabricante:
EMBRAER
Modelo:
EMB-810C
Número de Série:
810400
Tipo ICAO :
PA34
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MLTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem:
2073 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
005


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
14675
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
250110


Data de Validade do CA:
16/06/20
Data de Validade da IAM:
080617
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 21/02/2017 15:42:25

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA