ESQUADRILHA DA FUMAÇA VISITA LAR DE IDOSOS

Realizar acrobacias no céu sem esquecer os problemas na terra. A vida dos integrantes do Esquadrão de Demonstração Áerea (EDA) não se resume a treinamento e apresentação. A equipe da Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente pelas arriscadas manobras áereas, encontra espaço na agenda para visitar entidades filantrópicas por todo o país. Na manhã de ontem, o grupo formado por 36 pilotos encerrou a passagem pelo Rio Grande do Norte visitando o Lar de Assistência a Criança (Lac), que atende cerca de 70 crianças carentes, e o Lar Espírita Alvorada Nova (Lean), onde moram 38 idosos, em Parnamirim.


Os idosos que moram no Lean tiveram uma manhã diferente. Genir Daura da Silva ficou admirada com a quantidade de visitantes. "Nunca vi tanto homem bonito", brincou. Maria Conceição da Silva, 97, não perdeu tempo. Conversou com os pilotos e até pediu para ir para o Sudeste junto com a Esquadrilha da Fumaça. Atendendo ao pedido dos colegas, o major David começou a cantar a música Carinhoso. Dona Conceição acompanhou a música, repetindo apenas o final das palavras. "Você já ouviu a minha voz. Que tal?", sugeriu para o major. Os pilotos se dispersaram e Conceição perdeu a plateia.

De repente, o esquadrão ouviu uma voz forte que vinha de uma idosa frágil encolhida numa poltrona. Francisca Chagas de Oliveira, 95, começou a cantar a música sem precisar de ajuda para lembrar a letra. Imperatriz, como é mais conhecida, já foi rainha de escola de samba no tradicional carnaval das Rocas. Hoje, a idosa vive no lar para idosos sem direito a plateia nem aplausos. A adiministradora do Lean, Maria Dagmar Falcão de Melo, não tem dúvida de que a visita dos militares foi importante para os idosos que moram no lar.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente coronel José Aguinaldo de Moura, explicou que visitar entidades filantrópicas em todo o Brasil faz parte das atividades dos pilotos da esquadrilha. Segundo ele, a equipe reserva sempre um dia na semana para visitar ou receber pessoas atendidas por instituições de caridade. "Nosso trabalho, na maioria das vezes está no céu, mas quando temos oportunidade, dedicamos um dia inteiro para as visitas", informa. Para o Tenente Coronel Moura, a passagem pelas entidades em Parnamirim fez os pilotos vivenciarem dois extremos da sociedade.

Despedida

Ao cantar a música Carinhoso, o Major Cláudio José Lopez David relembrou a avó, que cuidou dele quando criança. As visitas emocionaram o piloto que participou do show de acrobacias pela última vez. A apresentação em Natal encerrou a carreira do integrante da Esquadrilha da Fumaça, que cortou os céus da capital potiguar na aeronave número sete. No Lar de Assistência à Criança, Major David pode conversar com crianças que enfrentam as mesmas dificuldades que ele enfrentou quando criança. "Sempre estudei em escola pública. Quando conheci a Força Área Brasileira, estudei muito e consegui passar no concurso. Às vezes, as crianças olham para nós (pilotos) e pensam que somos inatingíveis", revela Major David.

fonte/foto/DiáriodeNatal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog