APÓS ESTRONDO EM HÉLICE, AVIÃO DA PANTANAL FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM AEROPORTO DE SÃO PAULO

Um avião de passageiros da companhia aérea Pantanal, do grupo TAM, foi obrigado a fazer um pouso de emergência logo após decolar do aeroporto internacional Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, na Grande São Paulo, no começo da tarde desta quinta-feira (30). 

O voo número 4758 fazia a rota São Paulo-São José do Rio de Preto, no interior do Estado (438 km da capital). Sua decolagem estava prevista para as 11h35, mas, por conta de um atraso, a partida acabou acontecendo somente às 12h39.


Segundo um passageiro do voo, que não quis se identificar, cerca de 10 minutos após a aeronave deixar o solo, foi ouvido um grande estrondo, como uma explosão, perto da hélice direita do modelo ATR-42. "Quem estava perto da janela viu muita fumaça e faíscas", contou um passageiro que, "por viajar quase todo dia", pediu sigilo sobre sua identidade.


No momento do incidente, o comandante chegou a usar o sistema de comunicação interna para avisar que "um problema mecânico" havia sido registrado --e que seria necessário retornar ao aeroporto de Guarulhos. "O pessoal ficou desesperado. A hélice ficou parada depois da explosão. Pensei que iria morrer. Fiquei muito assustado. Tinha criança, idoso chorando", lembra o passageiro.


Ao retornar à pista, ambulâncias e caminhões do Corpo de Bombeiros esperavam o avião. De toda forma, não havia mais sinais de fogo ao redor da hélice.


Além do susto, outra reclamação foi a demora para que a equipe terrestre da companhia aérea esclarecesse o ocorrido. "Nos deixaram em uma sala esperando por duas horas. E, ao final de tudo, quem ainda pretendia embarcar teve que ir para Congonhas [aeroporto que fica a 1 hora de Guarulhos]", disse o passageiro, que optou por desistir da viagem.

Outro lado

Assim como a Infraero, a companhia aérea Pantanal confirmou, em nota oficial, o incidente. Segundo a empresa, ninguém ficou ferido.

Leia a íntegra da nota:


A Pantanal informa que a aeronave que operava o voo 4758 (São Paulo/Guarulhos – São José do Rio Preto), desta quinta-feira (30), teve de retornar ao aeroporto logo após a decolagem, por volta das 11h40, devido a problemas técnicos. O comandante realizou todos os procedimentos operacionais necessários para garantir a segurança dos passageiros durante o pouso e o desembarque. Os clientes seguiram de ônibus até o aeroporto de Congonhas e foram reacomodados no voo 4716, que tem decolagem prevista para esta noite.

fonte/UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog