PROJETOS PREVEEM CONSTRUÇÃO DE AVIÃO EM BAURU, SÃO PAULO



Cada uma das três faculdades da Unesp de Bauru terá investimentos específicos. A Faculdade de Engenharia vai até construir avião. Seu diretor, Jair Manfrinato, explica que em 2010 será construído um hangar dentro da universidade. “Será o primeiro avião construído em toda a Unesp. É uma aeronave pequena que será usada para pesquisas e estudos e também o primeiro passo para termos em Bauru um curso de engenharia aeronáutica”, conta.

Ainda sob administração da faculdade estão previstas a construção em 2010 de um prédio de laboratórios de 800 m para o CTI (Colégio Técnico Industrial); e entre 2010 e 2012 um outro imóvel de cinco andares para abrigar quatro departamentos de ensino e a administração da FEB. Depois dessas obras os atuais quatro prédios usados pela faculdade serão liberados para serem transformados em salas de aula e laboratório.

Na Faac estão previstas a construção de dois departamentos de ensino entre 2011 e 2012, o de artes e representação gráfica e o de ciências humanas. Para 2010 também será feito um laboratório de 500 m.

A FC (Faculdade de Ciências) terá entre 2011 e 2012 a construção de dois departamentos e um laboratório didático.

O diretor da FC, Olavo Speronza de Arruda, afirma que vai ser atendida uma antiga demanda, a construção do laboratório de matemática.

Outro pedido antigo será a ampliação do CPA (Centro de Psicologia Aplicada), que atende gratuitamente a população. “Há uma demanda reprimida grande desses serviços que esperamos diminuir muito”, fala Olavo.

Gastos com energia vão cair até 25%

O plano de investimentos para o triênio 2010/2012 também prevê a readequação da rede elétrica da Unesp. Segundo Jair Manfrinato, esse projeto começa em janeiro e em fevereiro, numa parceria com a CPFL Paulista, serão trocadas as lâmpadas da universidade por modelos eficientes.

“A meta é diminuir entre 20% e 25% o valor gasto com o uso racional”, conta.

Ainda em melhorias na universidade, em 2010 será feita o recapeamento da rede asfáltica e também será construída nova central de aulas para abrigar nove salas.

Roberto Deganutti explica que a Unesp tem salas de aulas antigas que precisam ser desativadas por terem sido construídas com cimento amianto.

“O pó desse material é cancerígeno, portanto qualquer ampliação ou reforma delas é inviável. Nosso plano é a demolição dessas salas que será feita por empresas especializadas”, explica.

fonte/Agência Bom Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog