PESQUISA AVALIA SERVIÇOS DE 15 PRINCIPAIS AEROPORTOS BRASILEIROS
Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil avaliou a
qualidade dos serviços nos 15 principais aeroportos brasileiros. Foram
ouvidas mais de 15 mil pessoas.
O maior aeroporto do país é também onde os passageiros tem a pior
impressão. Em uma escala que vai de um a cinco, Guarulhos, na Grande São
Paulo, ficou em último lugar: 3,09. A reclamação foi geral: do
atendimento, da falta de conforto, da falta de cadeiras.
Cristian Reis andou bastante até achar uma tomada para carregar o
celular, mas teve que esperar em pé. “Já fiquei feliz porque encontrei
aqui para poder esperar o voo e ficar em comunicação e contato com a
família e os amigos”, disse.
Quem passa pelo terminal disse que se sente inseguro e que falta
limpeza. A pesquisa foi feita pela Secretaria Nacional de Aviação Civil
no segundo trimestre, bem no começo da Copa do Mundo. Em todo país, os
passageiros avaliaram a estrutura, o estacionamento, os serviços, o
tempo de espera para fazer o check-in, receber as malas.
O Aeroporto de Curitiba teve a melhor média geral, quando se leva em consideração todos os itens.
Na maioria dos aeroportos pesquisados, o custo para estacionar o carro,
para fazer compras e, principalmente, para fazer lanche é o que mais
deixa os passageiros insatisfeitos. E a alimentação foi o item com a
pior avaliação.
“Os aeroportos hoje estão atraindo um nível de população com uma renda
mais baixa. Então, é incompatível os custos de alimentação para pessoas
que estão acessando a esse novo tempo de aeroportos”, avalia o professor
de engenharia de transportes Márcio Aguiar.
Para a Secretaria Nacional de Aviação Civil, a pesquisa ajuda a
melhorar as políticas que devem ser implementadas nos aeroportos
brasileiros.
“A experiência que tem sido bem sucedida é a quebra do monopólio e
abrir para a concorrência. Até então, nos aeroportos havia o monopólio
geral, inclusive monopólio de alimentação.”, diz Moreira Franco,
ministro da Secretária Nacional de Aviação Civil.
Ainda segundo a pesquisa, o atendimento no check-in foi um dos itens mais bem avaliados.
“Tem que melhorar muita coisa. A gente ainda falta um pouco de
estrutura, mas em relação do que estava na Copa a gente já deu uma
evoluída”, analisa a nutricionista Paula Taranto.
A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos declarou que
tem investido em segurança, em tecnologia e na ampliação dos pontos
comerciais desde que assumiu a administração, em fevereiro do ano
passado. E que, desde então, a oferta de vagas no estacionamento mais
que dobrou.
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