Pular para o conteúdo principal

PESQUISA AVALIA SERVIÇOS DE 15 PRINCIPAIS AEROPORTOS BRASILEIROS



Uma pesquisa da Secretaria Nacional de Aviação Civil avaliou a qualidade dos serviços nos 15 principais aeroportos brasileiros. Foram ouvidas mais de 15 mil pessoas.

O maior aeroporto do país é também onde os passageiros tem a pior impressão. Em uma escala que vai de um a cinco, Guarulhos, na Grande São Paulo, ficou em último lugar: 3,09. A reclamação foi geral: do atendimento, da falta de conforto, da falta de cadeiras.

Cristian Reis andou bastante até achar uma tomada para carregar o celular, mas teve que esperar em pé. “Já fiquei feliz porque encontrei aqui para poder esperar o voo e ficar em comunicação e contato com a família e os amigos”, disse.

Quem passa pelo terminal disse que se sente inseguro e que falta limpeza. A pesquisa foi feita pela Secretaria Nacional de Aviação Civil no segundo trimestre, bem no começo da Copa do Mundo. Em todo país, os passageiros avaliaram a estrutura, o estacionamento, os serviços, o tempo de espera para fazer o check-in, receber as malas.

O Aeroporto de Curitiba teve a melhor média geral, quando se leva em consideração todos os itens.

Na maioria dos aeroportos pesquisados, o custo para estacionar o carro, para fazer compras e, principalmente, para fazer lanche é o que mais deixa os passageiros insatisfeitos. E a alimentação foi o item com a pior avaliação.

“Os aeroportos hoje estão atraindo um nível de população com uma renda mais baixa. Então, é incompatível os custos de alimentação para pessoas que estão acessando a esse novo tempo de aeroportos”, avalia o professor de engenharia de transportes Márcio Aguiar.

Para a Secretaria Nacional de Aviação Civil, a pesquisa ajuda a melhorar as políticas que devem ser implementadas nos aeroportos brasileiros.

“A experiência que tem sido bem sucedida é a quebra do monopólio e abrir para a concorrência. Até então, nos aeroportos havia o monopólio geral, inclusive monopólio de alimentação.”, diz Moreira Franco, ministro da Secretária Nacional de Aviação Civil.

Ainda segundo a pesquisa, o atendimento no check-in foi um dos itens mais bem avaliados.
“Tem que melhorar muita coisa. A gente ainda falta um pouco de estrutura, mas em relação do que estava na Copa a gente já deu uma evoluída”, analisa a nutricionista Paula Taranto.

A concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos declarou que tem investido em segurança, em tecnologia e na ampliação dos pontos comerciais desde que assumiu a administração, em fevereiro do ano passado. E que, desde então, a oferta de vagas no estacionamento mais que dobrou.

fonte/FOTO/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA