AEROPORTO DE JOINVILLE, LIBERAÇÃO ESTÁ BEM PERTO


A liberação total dos 1.640 metros de pista do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola está mais perto de ocorrer. A superintendência regional da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Joinville, vai encaminhar o pedido, nesta semana, ao Centro Integrado de Defesa e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta 2). A restrição ainda existe em um trecho de 240 metros na cabeceira 15, no lado do rio Cubatão, e para operações em dias chuvosos.

De acordo com a superintendência do terminal, mais algumas árvores tiveram de ser cortadas à pedido do órgão para que a liberação aconteça. A expectativa é que até o final da semana a operação seja concluída. Em seguida, a Infraero vai enviar fotos que comprovam a ação e a pista poderá ser finalmente liberada.

No final de setembro, a Aeronáutica proibiu as operações à noite e durante tempo chuvoso. O resultado imediato foi a suspensão de quatro dos 12 voos que chegam e partem diariamente. A liberação parcial da pista, que garantiu a volta dos voos noturnos, foi conseguida no final de novembro, após vistoria feita pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Aeronáutica.

Uma nova vistoria, para liberar totalmente a pista, foi feita no dia 22. Só técnicos da agência estiveram na cidade para conferir a situação. Militares ligados ao Cindacta não compareceram por problemas de agenda.

Desde ontem, os técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA) estão fazendo medições no entorno do aeroporto para verificar a necessidade de instalação de um ILS (sistema de pouso por instrumento, na sigla em inglês). O equipamento facilita os pousos quando o tempo está chuvoso ou há muita neblina.

Os estudos cartográficos vão se estender até sábado e serão decisivos para a instalação do aparelho que custa cerca de R$ 2,1 milhões. No Estado, só existe um equipamento, que está instalado no Aeroporto Hercílio Luz, de Florianópolis.

PRÓXIMOS PASSOS

- O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) vai emitir laudo constatando a necessidade do instrumento.

- A instalação do ILS é de responsabilidade do Decea.

- O dinheiro poderá vir de doações privadas, dinheiro federal, estadual ou municipal.

- O cronograma de instalação depende das respostas do Decea após a visita programada ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola.

fonte/A Notícia

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