CUBA ITENSIFICA CONTATOS COM O RAMO AERONÁUTICO
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RIA Novosti
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A empresa russa Ilyushin Finance deverá fornecer a Cuba, até ao fim do primeiro semestre, um lote de três aviões russo-ucranianos An-158. A primeira aeronave, nos quadros do respectivo contrato, pousou na Ilha de Liberdade em 23 de abril do ano corrente.
Os peritos qualificam o evento
como marcante, já que a companhia aérea Cubana passou a ser o primeiro
destinatário deste tipo de avião. O contrato se efetua pelo esquema
específico que simplifica as contas entre ambas as partes. Uma forma
idêntica de relacionamento será aplicada na comercialização de aeronaves
Sukhoi Superjet nos países do Sudeste asiático.
Cumpre
notar que o An-158 russo-ucraniano de curto percurso, é um dos projetos
mais recentes a cargo da empresa ucraniana Antonov. Os dois terços de
seus componentes foram produzidos pelas empresas russas. A
responsabilidade por fornecimentos foi assumida pela Ilyushin Finance Co
(IFK, sigla russa) que, desde os finais dos anos 90, continua sendo o
principal fornecedor de aviões russos para os mercados estrangeiros.
Deste modo, a aeronave russo-ucraniana tem beneficiado de um apoio
sólido da parte da empresa de exportações. Para realizar a venda foi
convidado um intermediário – a empresa panamenha South America Aircraft
Leasing (SAAL), o que significa que o contrato deixou de gozar de
garantias públicas. A partir daí, os compromissos estarão sob a alçada
da SAAL, recordam peritos. Tal mecanismo é conveniente para todos, pelo
que Cuba, à semelhança de outros Estados, tinha desistido de garantias
do gênero estatais. A companhia russa poderá, através do novo esquema,
receber mais depressa o IVA, o que vem otimizando as despesas, disse à
Voz da Rússia, o vice-diretor da companhia de investimentos Region,
Anatoli Khodorovsky:
"Neste caso a Ilyushin Finance
tem revelado uma flexibilidade em relação aos esquemas leasing que
permitem superar certas dificuldades. A empresa russa atua como uma
companhia de leasing normal, o que simplificará e tornará mais barato a
captação de investimentos em negócios como este."
Como
é óbvio, tal mecanismo permitirá à IFK financiar contratos relacionados
com outra aeronave – Sukhoi Superjet 100. Em breve será coordenado o
contrato de venda de 15 aviões às companhias aéreas da Indonésia e de
Laos. A lista de parceiros poderá vir a ser alargada, constata o
diretor-geral da empresa de consultaria Informost, Boris Rybak.
"Tal
roteiro será concretizado sem falta. Quanto mais potencialidades
tiverem clientes, tanto mais será o volume de vendas. O atual esquema é
generalizado e eficiente para companhias diversas."
Se
falar da vertente cubana, para a ilha, em 2013, serão fornecidos mais
dois An-158, cada um a preço de 30 milhões de dólares. Assim, a soma
total do contrato ultrapassa 100 milhões de dólares e, na melhor das
hipóteses, Havana poderá comparar mais três aviões. As respectivas
conversações poderão ser concluídas já no verão de 2013, visando à
aquisição de três aeronaves Il-96, de longo percurso, para além de
outros três comprados nos meados dos anos 2000.
A
companhia Cubana de Aviación (Cubana) costuma comparar aviões de marcas
Iak e Il às empresas russas, outrora soviéticas. Nesta fase, a Cubana
tem vindo a modernizar seu parque de máquinas aéreas, mas não pretende
desistir de aviões e equipamentos russos. Isto nada tem a ver com as
sanções dos EUA. É mais uma questão de hábito e de preço, considera
Anatoli Khodorovsky.
"Qualquer dia, as sanções serão
anuladas e, na luta concorrencial sobreviverá o mais forte. A Rússia tem
efetuado as vendas bonificadas e nós empenhamo-nos no processo de
financiamento. Claro que a companhia aérea que usa os nossos aviões terá
sempre certos privilégios. Não sabemos se tais preferências possam
oferecer a Boing ou a Airbus."
O primeiro voo interno
da aeronave An-158 de fabrico russo-ucraniano terá lugar em maio, no
âmbito do horário regular. No futuro, são planejados voos internacionais
– para a zona balneária de Cancún e a República Dominicana. Desta
forma, os voos serão regulares, o que reforçará as posições de Cuba no
mercado de transportes aéreos regionais, salientam peritos.
fonte/VozDaRussia
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