EASA ORDENA INSPEÇÃO EMERGENCIAL EM ATRS 42 E 72


A EASA divulgou ontem, nova AD emergencial, exigindo que os operadores de aviões ATR42 e ATR72, inspecionem ou substituam, em um prazo máximo de 10 dias, as janelas laterais frontais dos cockpits, caso tenham acumulado mais de 2.000 cíclos de voo.

A ordem foi emitida após a janela de um ATR72-212,´´ter estourado´´, enquanto equipes de manutenção faziam um teste de pressão, no solo.

Uma investigação do incidente, revelou ´´algumas anomalias´´ em ambos os lados da janela, que considerou-se serem precursoras do fenômeno.

Os operadores devem efetuar a inspeção, tendo como base o boletim de serviços emitido pelo fabricante da janela, no caso, a PPG Aerospace.

´´ A perda desta janela em voo, poderia ter consequências catastróficas para o avião e /ou causar ferimentos às pessoas no solo´´, cita a AD divulgada pela EASA, complementando: ´´ A perda desta janela com o avião no solo, havendo uma pressão diferencial de cabine positiva, também poderia causar ferimentos às pessoas dentro ou próximas do avião.´´

Fonte: FG/foto/divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog