sexta-feira, 17 de maio de 2013

CAMPANHA VISA REDUZIR NÚMERO DE AVES EM AEROPORTOS DA AMAZÔNIA

Map of Amazonas highlighting Parintins.
Map of Amazonas highlighting Parintins. (Photo credit: Wikipedia)
Com o objetivo de afastar a grande quantidade de aves nos aeroportos do Amazonas, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou uma campanha de combate ao perigo aviário estadual. A ação será realizada em 14 municípios do interior do estado e teve início na cidade de Carauri, distante 786km de Manaus.

Entre os trabalhos das equipes do Ipaam estão abordagens em residências, empreendimentos comerciais, feiras, escolas, universidade e aeroporto, além de entidades governamentais e não governamentais e outros locais estratégicos. Haverá também a distribuição de panfletos educativos e a afixação de cartazes e banners com recomendações para população pelas cidades.


Os municípios participantes da campanha serão Carauari, Paratins e Tabatinga, Barcelos, Humaitá, Lábrea, Tefé, Coari, Eurunepé, Borba, Manicoré, Fonte Boa, Santa Isabel do Rio Negro e Maués.
 
Casos de choques de aves e aeronaves se sucedem
Dados da Infraero indentificou sete colis_oes de pássaros em aeronaves durante os três primeiros meses de 2013 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O índice é considerado normal para o período chuvoso em que as aves tendem a migrar de local. Conforme o padrão internacional  da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), até 8,8 colisões são consideradas dentro da normalidade.

Já no interior do Amazonas, os riscos provocados pelas aves provocam até mesmo os fechamentos de aeroportos. A cidade de Parintins, distante 369km de Manaus, ficou durante pouco mais de dois anos com os procedimentos de pousos e decolagens no aeroporto permitido somente durante o período noturno. Entretanto, após investimentos milionários da Prefeitura de Parintins para amenizar presença de urubus nas proximidades do aeroporto, o juiz federal da 7ª Vara Criminal, Dimis da Costa Braga, autorizou o funcionamento em horário integral no último dia 25.

Porém, na última segunda-feira (14), um voo da empresa TRIP precisou retornar para Parintins após uma ave colidir contra a turbina do aeronave durante o procedimento de decolagem. Apesar do susto, nenhum dos 65 passageiros ficou ferido. Já o avião passou por vistoria e seguiu viagem.

Infraero registrou sete choques de aves com aeronaves em Manaus neste ano até abril (Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)Infraero registrou sete choques de aves com aeronaves em Manaus neste ano até março (Foto: Girlene Medeiros /G1 AM)
 
fonte/G1
Enhanced by Zemanta

Nenhum comentário:

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...