NEWFACE APRESENTA DESIGN DE TRÊS AERONAVES EM CONSÓRCIO COM EMBRAER

New-face-utility aircraft

Os resultados do projecto português newFACE – Future Aircraft Configurations for Eco-eficiency – foram apresentados no dia 8 de Maio de 2015, por Rui Marcelino, CEO da Almadesign, nas instalações da Embraer, em Évora, Portugal. 

O projecto foi promovido por um consórcio de empresas e instituições liderado pela Almadesign e incluindo a Embraer Portugal Estruturas em Compósitos, o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e a SET – Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A; em estreita colaboração com a Embraer, no Brasil, e com consultoria do Instituto Superior Técnico. O newFACE teve como objectivo principal desenvolver novos conceitos e soluções que integrem dois dos principais factores do futuro da aviação civil: maiores eficiências, principalmente a nível ambiental e energético; e aeronaves cada vez mais centradas no passageiro. Do projecto resultaram três aeronaves-conceito, ilustradas por modelos virtuais e maquetes à escala.

New-face-Box-Wing-aircraft

Assim, o newFACE gerou três aeronaves-conceito para atender a segmentos de mercado diferentes, mapeados num possível cenário para 2030, gerado a partir de macro-tendências económicas, sociais e de desenvolvimento tecnológico e um exercício de personas: o avião comercial “Box-wing” de 150 passageiros usa uma configuração exterior tipo box-wing para obter eficiências aerodinâmicas e estruturais;

New-face-V-tail-aircraft-1

o “V-Tail”, um conceito de avião executivo de longo curso e alto subsónico que aposta na diferenciação estética e numa solução construtiva inovadora, em isogrid, para maior eficiência estrutural e redução de custos de manufactura; e o “Utility”, (foto de destaque)  um conceito de veículo multifuncional e versátil, a fabricar e explorar numa filosofia modular. Capaz de transportar 1000 Kg ou 10 passageiros, executa missões em pistas curtas ou não-preparadas devido à sua asa equipada com duas fans eléctricas.

fonte/foto/NewsAvia/Alexandre Coutinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog