Pular para o conteúdo principal

NEWFACE APRESENTA DESIGN DE TRÊS AERONAVES EM CONSÓRCIO COM EMBRAER

New-face-utility aircraft

Os resultados do projecto português newFACE – Future Aircraft Configurations for Eco-eficiency – foram apresentados no dia 8 de Maio de 2015, por Rui Marcelino, CEO da Almadesign, nas instalações da Embraer, em Évora, Portugal. 

O projecto foi promovido por um consórcio de empresas e instituições liderado pela Almadesign e incluindo a Embraer Portugal Estruturas em Compósitos, o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e a SET – Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A; em estreita colaboração com a Embraer, no Brasil, e com consultoria do Instituto Superior Técnico. O newFACE teve como objectivo principal desenvolver novos conceitos e soluções que integrem dois dos principais factores do futuro da aviação civil: maiores eficiências, principalmente a nível ambiental e energético; e aeronaves cada vez mais centradas no passageiro. Do projecto resultaram três aeronaves-conceito, ilustradas por modelos virtuais e maquetes à escala.

New-face-Box-Wing-aircraft

Assim, o newFACE gerou três aeronaves-conceito para atender a segmentos de mercado diferentes, mapeados num possível cenário para 2030, gerado a partir de macro-tendências económicas, sociais e de desenvolvimento tecnológico e um exercício de personas: o avião comercial “Box-wing” de 150 passageiros usa uma configuração exterior tipo box-wing para obter eficiências aerodinâmicas e estruturais;

New-face-V-tail-aircraft-1

o “V-Tail”, um conceito de avião executivo de longo curso e alto subsónico que aposta na diferenciação estética e numa solução construtiva inovadora, em isogrid, para maior eficiência estrutural e redução de custos de manufactura; e o “Utility”, (foto de destaque)  um conceito de veículo multifuncional e versátil, a fabricar e explorar numa filosofia modular. Capaz de transportar 1000 Kg ou 10 passageiros, executa missões em pistas curtas ou não-preparadas devido à sua asa equipada com duas fans eléctricas.

fonte/foto/NewsAvia/Alexandre Coutinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA