Pular para o conteúdo principal

VOO É CANCELADO NO AEROPORTO SALGADO FILHO SOB ALEGAÇÃO DE CALOR NA PISTA

Segurança em primeiro lugar...parabéns Copa Airlines


Voo é cancelado no Aeroporto Salgado Filho sob a alegação de calor na pista Ricardo Duarte/Agencia RBS
Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

Passageiros do voo 408 da Copa Airlines com destino ao Panamá e conexões descobriram nesta segunda-feira, um novo motivo para cancelamento de voos: o calor. Eles foram informados que o clima em Porto Alegre impediria que a aeronave saísse do Aeroporto Internacional Salgado Filho. O voo programado para sair às 12h15min, com cerca de 140 passageiros, foi cancelado quando todas as pessoas já estavam dentro da aeronave. 

A contadora Nara Plácido Janssen, 49 anos, contou que eles ficaram dentro do avião durante quase duas horas até serem informados da situação. A comissária de bordo deu a má notícia quando os passageiros já estavam impacientes.
— Devido às altas temperaturas, o voo não poderá decolar — teria sido a mensagem dita à bordo.
Nara planeja ir para Cancún com a filha Luísa, 15 anos, e o marido Paulo Janssen, 51 anos, e já contabiliza os prejuízos com as diárias do hotel. 

Curiosos com a informação, os passageiros logo começaram a contestar o motivo. Segundo a psicóloga Rosane Schotgues Levenfus, 50 anos, a explicação, confirmada dentro e fora do avião, é de que a pista estava muito quente e o contato do pneu no asfalto poderia ser comprometido. Contribuiria para piorar a situação o fato do avião estar com bastante peso. 

— Eles disseram que poderia aliviar o peso retirando 40 passageiros, mas seria inviável. Reforçaram que não era nenhum problema com o avião, mas sim com o calor — comenta Rosane, que registrou a movimentação dentro da aeronave durante a espera para a decolagem.


Rosane (à dir.) registrou movimentação na aeronave
Foto: Arquivo Pessoal 


Outros passageiros de conexões para Cancún, Nova York e Miami também foram prejudicados. Passageiros foram obrigados a desembarcar do avião e, de ônibus, foram levados para hotéis de Porto Alegre. Há previsão de que um novo voo saia após a meia-noite, quando a temperatura da pista já estará menor.
— Acha que isso tem fundamento? É a primeira vez que ouço falar algo do tipo —reclamou Shirley Zavarize, 77 anos, que vai passar férias em Punta Cana com o filho e a nora. 

Nara e Luísa tiveram que ir para hotel esperar o "calor diminuir" para o voo decolar
Foto: Ricardo Duarte, Agência RBS 



A explicação da companhia aérea
Por volta das 20h20min, a assessoria de imprensa da Copa Airlines emitiu o seguinte comunicado:
"Copa Airlines informa que o voo CM 408 com destino a Cidade do Panamá partindo de Porto Alegre iria sair às 12h15, com chegada prevista para 16h24 (hora local), teve de ser adiado devido a restrições operacionais causada por temperaturas elevadas no horário no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A companhia aérea confirmou que cumpriu as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) servindo a todos os passageiros hospedagem, alimentação e traslados. Além disso, os seus voos de conexão não foram comprometidos. O novo horário de partida está previsto para às 00h30, de 4 de fevereiro.
A Copa Airlines reafirma o compromisso de conectar melhor Porto Alegre com as Américas, alcançando em 2013 um índice de 99,4% de cumprimento de operações e taxa de pontualidade de 91,5%, números que colocam a Copa na vanguarda na região.
A Copa confirma que a segurança e o bem-estar dos seus passageiros e tripulações são sempre uma prioridade."


fonte/foto/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA