AVIÃO SOFRE PANE E PILOTO FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM PISTA INTERDITADA DE SANTO ANTÔNIO DE LEVERGER, MATO GROSSO



O piloto Luiz Alberto Pereira Fattore teve que fazer um pouso de emergência na pista do “arrancadão” de Santo Antônio do Leverger (32 km de Cuiabá). Segundo informações do boletim de ocorrência que o Olhar Direto teve acesso, Fattore voava para Rondonópolis (210 km de Cuiabá), quando o monomotor apresentou falhas e teve que aterrissar.
De acordo como relato do piloto no BO, o incidente aconteceu por volta das 9h30 desta manhã de sábado (1). A aeronave prefixo PT – NQQ, modelo PA-28 (Corisco) levantou voo do aeroporto de Santo Antônio do Leverger, logo que percebeu a pane o piloto tentou retornar, mas não conseguiu a acabou fazendo o pouso forçado na pista do “arrancadão”, que segundo informações da Polícia Civil local está interditada.
Após conseguir pousar, o piloto - que estava sozinho e não teve ferimentos - constatou que o monomotor sofreu avarias na bequilha do trem de pouso, ponta da hélice e também nas asas.  O piloto informou ainda que já comunicou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o acidente.

Outro caso
No dia 8 de janeiro deste ano, um avião, modelo Cesna 172, teve que fazer um pouso forçado na manhã desta quarta-feira (8), em uma plantação de soja de uma propriedade de Primavera do Leste. A aeronave - que pertence a um empresário de Rondonópolis, tem capacidade para transportar até quatro passageiros, mas no momento do acidente apenas o piloto estava a bordo.
Segundo informações de testemunhas, o piloto estava se aproximando do aeroporto quando percebeu que havia uma pane no motor. O piloto tentou acionar o trem de pouso, mas do lado esquerdo ele se quebrou, causando um grande susto no momento da aterrissagem.

fonte/OlharDireto

Dados da aeronave via RAB


MATRÍCULA: PTNQQ
Proprietário:
LUIZ ALBERTO PEREIRA FATTORI
CPF/CGC:
00475523873
Operador:
LUIZ ALBERTO PEREIRA FATTORI
CPF/CGC:
00475523873
Fabricante:
NEIVA
Modelo:
EMB-711A
Número de Série:
711207
Tipo ICAO :
P28R
Tipo de Habilitação para Pilotos:
MNTE
Classe da Aeronave:
POUSO CONVECIONAL 1 MOTOR CONVENCIONAL
Peso Máximo de Decolagem:
1202 - Kg
Número Máximo de Passageiros:
003


Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA):
9856
Situação no RAB:

Data da Compra/Transferência:
150713


Data de Validade do CA:
31/08/15
Data de Validade da IAM:
170714
Situação de Aeronavegabilidade:
Normal
Motivo(s):

Consulta realizada em: 03/02/2014 23:03:25

Comentários

Total de visualizações de página

Postagens mais visitadas