SDE NEGOCIA COM EMPRESAS AÉREAS AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE VOOS NO AEROPORTO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
Mais uma tentativa de colocar o Aeroporto de São José dos Campos e o Vale do Paraíba na rotas das grandes companhias aéreas nacionais....
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos lançou
uma ofensiva para tentar ampliar a oferta de destinos e voos no
aeroporto da cidade.
O titular da pasta, Sebastião Cavali, informou que estão sendo agendadas
reuniões com representantes de companhias aéreas para dialogar a
respeito, entre elas TAM, Gol e Avianca, entre outras.
Em fase de ampliação, o terminal, após a conclusão da obra, prevista para maio ou junho, irá triplicar a capacidade de passageiros, atualmente de 190,5 mil por ano.
"Uma vez terminada a obra de ampliação, que permitirá triplicar o número de passageiros, o terminal de São José dos Campos será uma alternativa viável aos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, os dois maiores do Estado", destacou o secretário.
Exemplo.
Segundo avaliação de Cavali, a abertura de novas linhas aéreas deverá atrair grande parte dos moradores do Vale do Paraíba que têm hoje de se deslocar para São Paulo para embarcar.
Da mesma forma, o número de pessoas que desembarcarão diretamente em São José dos Campos sem passar por São Paulo ou Campinas será muito maior.
"O exemplo do aeroporto de Viracopos, em Campinas, é emblemático. Logo após sua inauguração, o terminal era pouco explorado pelas companhias aéreas comerciais. Porém, quando voos extras de Cumbica, que estava então em manutenção, foram redirecionados para Viracopos, o aeroporto atingiu outra dinâmica, fazendo com que chegasse à importância que tem hoje para a logística do Brasil", afirmou.
"Assim, a expectativa é que a nova estruturação do aeroporto seja um aspecto importante e estratégico para a competitividade dos negócios e empreendimentos em São José"
O terminal é administrado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).
Ao longo dos últimos dez anos, o aeroporto registrou momentos de boom na movimentação de passageiros e presença de companhias aéreas.
Ao longo dos últimos dez anos, o aeroporto registrou momentos de boom na movimentação de passageiros e presença de companhias aéreas.
Já operaram no terminal empresas regionais, como Ocean Air (Avianca), Pantanal e grandes, como TAM e Gol.
O aeroporto opera atualmente com 3 voos diários, com destino, direto, a Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Em 2010, a Azul iniciou suas operações no aeroporto e hoje é a única empresa da aviação comercial a manter voos diários partindo do aeroporto.
No ano passado, o terminal registrou movimento de 150 mil passageiros. O pico de movimento entre 2003 e 2013 foi em 2011, com 236 mil passageiros, segundo a Infraero.
Nos últimos dois anos o Terminal de Cargas do aeroporto de São José dos Campos movimentou cargas apenas de importação e exportação. No ano passado, o movimento atingiu 2.268 toneladas, sendo 1.046 toneladas de importação e 1.223 de exportação. Em 2012, foram 918 toneladas de importação e 974 de exportação, segundo a Infraero.
Histórico
O Aeroporto de São José dos Campos foi inaugurado na década de 1950 e passou a ser administrado pela Infraero em 18 de junho de 1996
Áreas
O sítio aeroportuário tem uma área de 1.197.580,66 m2.
Vocação
O aeroporto apresenta duas vocações distintas: a cargueira, que atende indústrias da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e do Cone Leste Paulista; outra, a turística
Negócios
O tráfego de passageiros é caracterizado predominantemente por viagens de negócios nos dias úteis.
fonte/OVale
Comentários