ESTE FRANCÊS PODE TER FEITO UM AVIÃO VOAR ANTES DE SANTOS-DUMONT E DOS IRMÃO WRIGHT
Quer uma resposta direta? Provavelmente. Obviamente não é simples
assim, porque nada é simples, especialmente quando se trata de encontrar
um pioneiro. A Benz gosta de dizer que inventou o carro, mas já havia
“carros” antes do Patent Motorwagen. Com a aviação a disputa é
semelhante — especialmente no Brasil — mas acho que é seguro dizer que
Feliz du Temple superou os Irmãos Wright e Santos Dumont por quase três
décadas.
Primeiro é preciso definir “voo”. Du Temple parece ter atingido seu
feito em 1874, com seu Monoplano movido a vapor. Os irmãos Wright ainda
têm o recorde de primeiro voo sustentado controlado e motorizado, e
Santos Dumont certamente foi o primeiro a decolar com os recursos
próprios da máquina, recordes certamente importantes, mas isso não
diminui o fato de que a maioria das pessoas leva em consideração apenas o
trio americano e dá a eles crédito por tudo.
Nem mesmo os irmãos Wright reclamam seu pioneirismo. Em um discurso
de 1901, Wilbur Wright referiu-se a um voo semi-acidental feito pelo
avião a vapor de Hiram Maxim — e este foi apenas mais um dos pioneiros
da aviação que o nacionalismo e o simplismo educacional apagaram da
história.
É por isso que eu gostaria de relembrar estes pioneiros esquecidos,
como Félix du Temple de la Croix. Seus coletas e a maioria dos
historiadores o chama apenas de Félix du Temple, afinal quando você é um
pioneiro da aviação, é melhor ter um nome curto para aliviar peso.
Du Temple era um capitão da Marinha francesa, e estava fazendo
experimentos com aeronaves havia quatro anos, e produziu um modelo
voador impulsionado por um motor de engrenagens em 1857. Este foi um dos
primeiros (mas provavelmente não o primeiro) voos motorizados de
veículos mais pesados que o ar que ninguém viu .
Ele construiu estes modelos em escala com seu irmão,e logo se
interessou em fazer uma versão em tamanho real, para ser pilotada. O
problema é que a maioria dos motores a vapor da época resultavam em
relações peso / potência terríveis, e os primeiros motores de combustão
interna de Lenoir não eram muito melhores.
Sendo um militar determinado, Félix não desistiu, e acabou projetando seu próprio motor a vapor, conforme conta este artigo da revista Flight:
Quando ele começou a fazer
experimentos com a ajuda de seu irmão, M. Louis du Temple, a falta de um
motor adequado tornou-se aparente. Primeiro eles tentaram usar motores
com vapor em alta pressão, depois um motor de ar quente e finalmente
construíram e patentearam em 1876 uma caldeira ultra-leve de apenas 20
kg/cv, o que parece ter sido o primeiro dos vários motores leves a vapor
construídos desde então. Ele consistia de uma série de tubos muito
finos, com menos de 3,2 mm de diâmetro interno, pelos quais a água
circulava rapidamente e era transformada em vapor pelas chamas.
Este motor de aproximadamente 6 cv foi a fundamental — era leve e
potente o bastante para ser útil. A fuselagem do Monoplano foi projetada
como um barco, com as armações de madeira cobertas por tecido. O resto
da estrutura foi feita de alumínio, antecipando um futuro método de
construção de aviões. O avião pesava apenas 72 kg! Havia um propulsor
com hélices e asas planas. Havia também um leme vertical na traseira,
abaixo da superfície plana, uma localização também inspirada no design
naval.
A engenhoca resultante parece extravagante para nossos olhos modernos
— como se fosse uma espécie de barco voador que se via em desenhos
psicodélicos dos anos 1960. Mas o negócio funcionou.
Félix recrutou um soldado para testar e pilotar o negócio e conduziu
vários testes com o Monoplano de 12 metros de envergadura, o qual,
depois de usar uma rampa de lançamento para sair da inércia, conseguiu
decolar com seus próprios meios e voar e/ou planar brevemente antes de
aterrissar em segurança.
Os voos foram curtos e a aeronave era pouco controlável. É possível
que o Monoplano tenha tentado realizar voos mais longos, mas é
improvável que ele tenha sido sustentado ou controlado, que é exatamente
o que os irmãos Wright e Santos Dumont conseguiram fazer.
Ainda assim, este parece ter sido o primeiro voo pilotado de uma
máquina motorizada mais pesada que o ar, e certamente merece algum
reconhecimento dos fãs destas máquinas voadoras maravilhosas.
fonte/foto/Jalopnik
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