ESTE FRANCÊS PODE TER FEITO UM AVIÃO VOAR ANTES DE SANTOS-DUMONT E DOS IRMÃO WRIGHT

Quer uma resposta direta? Provavelmente. Obviamente não é simples assim, porque nada é simples, especialmente quando se trata de encontrar um pioneiro. A Benz gosta de dizer que inventou o carro, mas já havia “carros” antes do Patent Motorwagen. Com a aviação a disputa é semelhante — especialmente no Brasil — mas acho que é seguro dizer que Feliz du Temple superou os Irmãos Wright e Santos Dumont por quase três décadas.

Primeiro é preciso definir “voo”. Du Temple parece ter atingido seu feito em 1874, com seu Monoplano movido a vapor. Os irmãos Wright ainda têm o recorde de primeiro voo sustentado controlado e motorizado, e Santos Dumont certamente foi o primeiro a decolar com os recursos próprios da máquina, recordes certamente importantes, mas isso não diminui o fato de que a maioria das pessoas leva em consideração apenas o trio americano e dá a eles crédito por tudo.

Nem mesmo os irmãos Wright reclamam seu pioneirismo. Em um discurso de 1901, Wilbur Wright referiu-se a um voo semi-acidental feito pelo avião a vapor de Hiram Maxim — e este foi apenas mais um dos pioneiros da aviação que o nacionalismo e o simplismo educacional apagaram da história.

É por isso que eu gostaria de relembrar estes pioneiros esquecidos, como Félix du Temple de la Croix. Seus coletas e a maioria dos historiadores o chama apenas de Félix du Temple, afinal quando você é um pioneiro da aviação, é melhor ter um nome curto para aliviar peso.

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Du Temple era um capitão da Marinha francesa, e estava fazendo experimentos com aeronaves havia quatro anos, e produziu um modelo voador impulsionado por um motor de engrenagens em 1857. Este foi um dos primeiros (mas provavelmente não o primeiro) voos motorizados de veículos mais pesados que o ar que ninguém viu .

Ele construiu estes modelos em escala com seu irmão,e logo se interessou em fazer uma versão em tamanho real, para ser pilotada. O problema é que a maioria dos motores a vapor da época resultavam em relações peso / potência terríveis, e os primeiros motores de combustão interna de Lenoir não eram muito melhores.

Sendo um militar determinado, Félix não desistiu, e acabou projetando seu próprio motor a vapor, conforme conta este artigo da revista Flight:
Quando ele começou a fazer experimentos com a ajuda de seu irmão, M. Louis du Temple, a falta de um motor adequado tornou-se aparente. Primeiro eles tentaram usar motores com vapor em alta pressão, depois um motor de ar quente e finalmente construíram e patentearam em 1876 uma caldeira ultra-leve de apenas 20 kg/cv, o que parece ter sido o primeiro dos vários motores leves a vapor construídos desde então. Ele consistia de uma série de tubos muito finos, com menos de 3,2 mm de diâmetro interno, pelos quais a água circulava rapidamente e era transformada em vapor pelas chamas. 

Este motor de aproximadamente 6 cv foi a fundamental — era leve e potente o bastante para ser útil. A fuselagem do Monoplano foi projetada como um barco, com as armações de madeira cobertas por tecido. O resto da estrutura foi feita de alumínio, antecipando um futuro método de construção de aviões. O avião pesava apenas 72 kg! Havia um propulsor com hélices e asas planas. Havia também um leme vertical na traseira, abaixo da superfície plana, uma localização também inspirada no design naval.

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A engenhoca resultante parece extravagante para nossos olhos modernos — como se fosse uma espécie de barco voador que se via em desenhos psicodélicos dos anos 1960. Mas o negócio funcionou.

Félix recrutou um soldado para testar e pilotar o negócio e conduziu vários testes com o Monoplano de 12 metros de envergadura, o qual, depois de usar uma rampa de lançamento para sair da inércia, conseguiu decolar com seus próprios meios e voar e/ou planar brevemente antes de aterrissar em segurança.

Os voos foram curtos e a aeronave era pouco controlável. É possível que o Monoplano tenha tentado realizar voos mais longos, mas é improvável que ele tenha sido sustentado ou controlado, que é exatamente o que os irmãos Wright e Santos Dumont conseguiram fazer.

Ainda assim, este parece ter sido o primeiro voo pilotado de uma máquina motorizada mais pesada que o ar, e certamente merece algum reconhecimento dos fãs destas máquinas voadoras maravilhosas.

fonte/foto/Jalopnik

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