FALHAS EM SOFTWARE ATRASAM O PROGRAMA CRJ1000


A Bombardier tornou público que seu programa de testes de voo do novo avião CRJ1000 NextGen, está sofrendo um atraso devido falhas inesperadas de software, o que causará o atraso nas primeiras entregas da aeronave.

Guy Hachey, presidente e chefe de operações da Bombardier Aerospace, durante uma reunião com os acionistas hoje, informou que o programa sofreu falhas de software em julho.

A fabricante canadense já descobriu as causas das falhas e as falhas foram sanadas, contudo, o programa sofreu um pequeno atraso, segundo palavras de Hachey.

A Bombardier acredita que poderá entregar a primeira unidade do novo modelo, no mais tardar, até 30 de abril de 2010. A idéia original previa a entrega para janeiro.

Até 31 de julho , o protótipo do CRJ1000 já havia completado 70% das horas estimadas de voos de teste exigidas para o programa. De acordo com a empresa, o protótipo atingiu todos os parâmetros previstos de desempenho e constatou-se que o peso final do modelo , está consistente com as expectativas. O primeiro avião de produção fez seu primeiro voo em julho.

A carteira de pedidos do CRJ1000, sofreu um revés no mês passado, com o cancelamento das entregas previstas à MyAir, uma empresa italiana de baixo custo que havia confirmado a compra de 15 unidades. As operações da MyAir foram encerradas em julho pela ENAC, orgão que fiscaliza a aviação civil em território italiano.

Após o cancelamento do pedido da MyAir , a carteira de pedidos do CRJ1000 hoje, é de 49 unidades. Deste total, 35 aviões serão entregues à Air Nostrum, pedido este no valor de 1.75 bilhões de dólares.

Hachey declarou que a Bombardier tem percebido grande interesse dos operadores europeus pelo novo jato regional e que algumas campanhas estão em curso, divulgando o novo produto.

fonte/foto: Bombardier

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