EASA: TESTES EFETUADOS NÃO CONFIRMARAM PROBLEMAS COM TUBOS DE PITOT DA THALES

As autoridades aeronáuticas européias divulgaram uma diretiva referente aos tubos de pitot da Thales, utilizados nos Airbus A330/340s. A AD conforme previamente indicava, exige dos operadores a substituição de ao menos, dois dos tubos por modelos da Goodrich, em um prazo de quatro meses, a contar de 07 de setembro.

A diretiva proibe a instalação de tubos de pitot modelo ´´AA´´ da Thales, após 07 de janeiro de 2010 e restringe o uso dos modelo ´´BA´´ somente a uma das três posições existentes, ou seja, a do primeiro oficial.

Entretanto, a diretiva esclarece que testes em túnel de vento, efetuados com o modelo BA, e realizados em agôsto, não indentificaram falhas e que o comportamento do dispositivo ficou dentro do envelope de formação de gelo especificado na certificação.

Os tubos de pitot dos A330/340s ficaram sob suspeita desde o acidente do Airbus A330 da Air France, em 01 de junho, em função de evidências de discrepância de leituras da velocidade do ar , durante os momentos finais do voo AF447.

A EASA informou que a diretiva tem caráter preventivo e que equivale a uma decisão provisória, não descartando novas medidas no futuro.

Thales Group

EASA

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