CAÇAS AMX PODERÃO COMBATER NO AFEGANISTÃO

amx-italianos-na-green-flag-foto-ami

A Força Aérea da Itália acaba de finalizar uma campanha de qualificação de quatro semanas com seus caças AMX. Oficialmente não foram informados os motivos destes preparativos tão intensos, mas especula-se que o objetivo seja enviá-los para o front afegão, onde tropas da OTAN combatem guerrilheiros do Talebã.

Dez AMX modernizados para o padrão ACOL participaram recentemente do exercício “Green Flag West” nos EUA. Depois do “Green Flag West”, os caças italianos seguiram para o exercício “Red Flag”, que termina no próximo dia 4 de setembro, onde puderam operar da mesma forma que as forças da OTAN atuam no Afeganistão. Naquela opotunidade dois AMX lançaram quatro bombas GBU-12 Lizard guiadas por laser contra alvos designados pelo UAV Predator B.

O padrão de modernização ACOL inclui modificações no sistema de guiagem de armas por GPS, inclusão do ‘pod’ de reconhecimento Rafael Reccelite, painel compatível com óculos de visão noturna e novos equipamentos de navegação e identificação.

O programa de modernização deve estar completo no final deste ano. Porém, a frota de AMX italianos continua ameaçada por cortes e eventuais aposentadorias prematuras.

fonte: difesa.it

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog