NEWFACE APRESENTA DESIGN DE TRÊS AERONAVES EM CONSÓRCIO COM EMBRAER
Os resultados do projecto português newFACE – Future Aircraft
Configurations for Eco-eficiency – foram apresentados no dia 8 de Maio
de 2015, por Rui Marcelino, CEO da Almadesign, nas instalações da
Embraer, em Évora, Portugal.
O projecto foi promovido por um consórcio
de empresas e instituições liderado pela Almadesign e incluindo a
Embraer Portugal Estruturas em Compósitos, o INEGI – Instituto de
Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e a
SET – Sociedade de Engenharia e Transformação, S.A; em estreita
colaboração com a Embraer, no Brasil, e com consultoria do Instituto
Superior Técnico. O newFACE teve como objectivo principal desenvolver
novos conceitos e soluções que integrem dois dos principais factores do
futuro da aviação civil: maiores eficiências, principalmente a nível
ambiental e energético; e aeronaves cada vez mais centradas no
passageiro. Do projecto resultaram três aeronaves-conceito, ilustradas
por modelos virtuais e maquetes à escala.
Assim, o newFACE gerou três aeronaves-conceito para atender a
segmentos de mercado diferentes, mapeados num possível cenário para
2030, gerado a partir de macro-tendências económicas, sociais e de
desenvolvimento tecnológico e um exercício de personas: o avião
comercial “Box-wing” de 150 passageiros usa uma configuração exterior
tipo box-wing para obter eficiências aerodinâmicas e estruturais;
o “V-Tail”, um conceito de avião executivo de longo curso e alto
subsónico que aposta na diferenciação estética e numa solução
construtiva inovadora, em isogrid, para maior eficiência estrutural e
redução de custos de manufactura; e o “Utility”, (foto de destaque) um
conceito de veículo multifuncional e versátil, a fabricar e explorar
numa filosofia modular. Capaz de transportar 1000 Kg ou 10 passageiros,
executa missões em pistas curtas ou não-preparadas devido à sua asa
equipada com duas fans eléctricas.
Comentários