PEDAÇOS DE POLTRONAS E DE JANELA DO VOO MH370 FORAM ENCONTRADOS NA ILHA REUNIÃO


Várias almofadas de poltronas e janelas de avião foram encontradas na ilha francesa de Reunião, no Oceano Índico, onde na semana passada foram localizados fragmentos de um avião Boeing 777, anunciou nesta quinta-feira o ministro malaio dos Transportes.
— Também encontramos pedaços como vidros, lâminas de alumínio e almofadas de poltronas — declarou Liow Tiong Lai, antes de explicar que se referia a poltronas e janelas de avião.

Saiba o que acontece quando um avião cai no mar
Especialistas australianos fizeram uma série de experimentos para simular a deriva das peças do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março de 2014, baseando-se nas correntes oceânicas da área onde supostamente ele teria caído. As informações são da AFP:

O que ocorre quando um avião cai no mar?
Quase sempre, algumas partes flutuam na água. A possibilidade de localizar essas peças na superfície diminui rapidamente durante as primeiras semanas após o acidente. Alguns destes fragmentos, menos permeáveis, flutuam por mais tempo, mas cada vez mais dispersos.

Que tipos de fragmentos de avião podem flutuar?
Objetos como almofadas, coletes salva-vidas ou tobogãs de evacuação de emergência são projetados para flutuar. Muitos outros materiais da cabine, como bandejas para alimentos, feitas de materiais sintéticos com uma baixa densidade, também flutuam, bem como vários componentes da estrutura da aeronave durante algum tempo.

Quanto tempo flutuam tais objetos?
Com o tempo, todos os destroços flutuantes absorvem água e afundam. Em alguns casos, o processo pode ser muito rápido. Por exemplo, objetos que flutuam por conter ar em seu interior afundam assim que esses espaços se enchem de água. Outras partes construídas com materiais menos permeáveis, tais como almofadas de assento, flutuam por um longo período, mas acabam afundando quando o material se decompõe, seja por processo químico ou mecânico.
Essa decomposição pode demorar muito para alguns materiais sintéticos, particularmente para os plásticos, mas é mais rápida para os materiais biodegradáveis.

É comum encontrar restos nos litorais?
A dispersão está diretamente vinculada à deriva superficial de alguns pedaços, que depende de suas características físicas, tamanho, forma e densidade. Para que um fragmento chegue até a costa, deve flutuar durante tempo suficiente e estar sujeito a uma boa combinação de ventos e correntes.

fonte/AFP/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog