Pular para o conteúdo principal

VÍDEO FLAGRA HELICÓPTERO POUSANDO E DECOLANDO DE ÁREA RESIDENCIAL





Um vídeo mostra a atitude arriscada de um piloto de helicóptero que pousou e decolou próximo a um córrego, em Campinas (SP), para pegar uma passageira. A aeronave é de um empresário de Jundiaí (SP), que diz que desconhece a utilização da aeronave para este fim. No início da gravação é possível ver o helicóptero sobrevoando um bairro residencial, bem perto de casas e prédios, para fazer o contorno e pousar no local. (veja vídeo acima)

A manobra é feita perto de postes e fios de alta tensão. Quando o helicóptero começa a descer, a gravação mostra um motociclista passando bem perto. Em seguida, um carro também passa pelo local. Assim que a aeronave se aproxima do solo, surge uma nuvem de poeira, que vai em direção as casas. O helicóptero finalmente pousa. No video é possível ver que o motivo do pouso em um lugar inesperado é uma mulher, que atravessa a rua, entra na aeronave e, em alguns minutos depois, o piloto decola.

Na decolagem, o helicóptero novamente passa perto de fios de alta tensão e levanta mais sujeira. Do outro lado do córrego, onde a aeronave pousou, passa uma tubulação de gás natural. Segundo os moradores, o mesmo helicóptero desceu no local mais de uma vez.

Eles informaram à reportagem da TV TEM que o pouso flagrado nas imagens aconteceu há cerca de um mês. A dona de casa Sandra estava preparando o almoço quando escutou o barulho. Ela disse que achou que fosse um helicóptero da polícia, mas ficou supresa ao ver que era amarelo.
 
Repercussão
O presidente da Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros (Abraphe), Jorge Faria, assistiu às imagens e disse que o pouso violou as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de todo o sistema aéreo.

O helicóptero é de um empresário de Jundiaí, que atualmente está no Japão. Por telefone, João Toledo, que também é um dos pilotos da aeronave, disse que desconhece o pouso naquele local. "Se a Anac ver alguma coisa de irregularidade, se tiver alguma coisa de errado, a Anac que tome as providências", explicou.

Por meio de nota, a Anac confirmou a irregularidade e informou que vai apurar o caso, enviar um ofício ao proprietário do helicóptero, que deverá prestar informações sobre o ocorrido, o piloto e o diário de bordo. "A partir dessas informações, vamos tomar todas as medidas cabíveis. Se forem comprovadas irregularidades, a Anac pode aplicar sanções administrativas aos responsáveis, que variam de multa a cassação de habilitação", explicou a Anac.

Já a Força Aérea Brasileira informou que vai denunciar o caso à Junta de Julgamento da Aeronáutica para apurar e julgar as infrações de tráfego áereo.

fonte/foto/G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA