TAP ESTÁ PREPARADA PARA NOVA GREVE DOS TRIPULANTES
A
TAP contactou a “larguíssima maioria dos passageiros” com voos marcados
para os próximos domingo e terça-feira para reprogramarem as suas
viagens e encara a greve de dois dias com “absoluta tranquilidade”,
disse à Lusa fonte oficial da companhia aérea.
A 15 de Outubro, o
Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) entregou
um pré-aviso de greve de quatro dias, repartido em dois períodos: o
primeiro foi a 30 de Outubro e a 1 de Novembro e o segundo será a 30 de
Novembro e a 2 de Dezembro.
Fonte oficial da TAP adiantou à
agência noticiosa portuguesa Lusa que, quando foi entregue o pré-aviso
de greve, a companhia suspendeu a venda de viagens para os dias em causa
e, entretanto, a “larguíssima maioria dos passageiros” já reprogramaram
as suas viagens.
Por isso, a companhia liderada por Fernando
Pinto encara com “absoluta tranquilidade” a paralisação dos tripulantes,
lamentando “todo o impacto negativo que a greve terá para os
passageiros e para a empresa”.
Em causa, acrescentou, estão prejuízos diários de cerca de cinco milhões de euros, além de afetar a “reputação e imagem da TAP”.
Na
quarta-feira, o SNPVAC anunciou a intenção de manter o segundo período
de greve para exigir o cumprimento do acordo de empresa em vigor desde
2006, por considerar que as conversações com a empresa foram
infrutíferas.
De acordo com o comunicado do sindicato, a TAP
apresentou uma proposta de alteração ao acordo de empresa que foi
refutada pelos representantes dos trabalhadores e o SNPVAC apresentou
uma contra-argumentação que não teve resposta, encerrando-se assim o
processo.
Fonte da TAP disse à agência Lusa que “as conversações
entre as duas partes têm vindo a decorrer e que a empresa mantém as
portas abertas ao diálogo”, mas que “há coisas que não são possíveis de
satisfazer” por terem impacto remuneratório.
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