ICAO SOBE ALERTA PARA VERMELHO - VULCÃO DO FOGO

Vulcão Ilha_do_Fogo Fausto_Rosário_VOA 960dpi

A Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) voltou a colocar o espaço aéreo do arquipélago de Cabo Verde em alerta vermelho, depois de na quinta-feira ter reduzido o nível para laranja. O presidente do Conselho de Administração da ASA – Aeroportos e Segurança Aérea, Mário Paixão, confirmou ao jornal digital ‘A Semana’ que o nível de segurança voltou a ostentar o sinal vermelho.

Os dados foram divulgados pelo Centro de Instruções de Ciências Vulcânicas e reproduzidas pela ICAO para todo o mundo.
“A situação continua em progresso com a presença de cinzas vulcânicas nas imediações do vulcão afectando a cidade de São Felipe e com presença de nuvens de dióxido de enxofre que se movimentam para o sentido. Ontem essas nuvens dirigiam-se para Oeste, mas tiveram uma mudança de 180 graus e no momento estão a trinta milhas do vulcão. Vamos esperar a próxima notificação”, refere Mário Paixão, em declarações publicadas na madrugada de hoje, sexta-feira, dia 28 de Novembro.

Mário Paixão explicou ao jornal cabo-verdiano que na FIR Oceânica do Sal (zona de informação de voo que controla o tráfego aéreo que atravessa o Atlântico entre a Europa, África e América do Sul) continuam os procedimentos, que se baseiam em informações e desvios de aeronaves por causa do aumento do alerta para vermelho, e de acordo com a movimentação das nuvens de cinzas e com a intensidade do vulcão que nesta madrugada sofreu novo agravamento, unindo numa única boca as diversas erupções que tinham rompido desde a manhã do passado domingo.

fonte/foto/NewsAvi

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog