Pular para o conteúdo principal

NA FICÇÃO E NA REALIDADE, MINEIROS ENCARAM O SONHO DE FAZER O PRÓPRIO AVIÃO


 (Paris Filmes/Divulgação)
O sonho de ser piloto de avião, levou o menino Fernando a construir em casa a sua própria aeronave.

Na construção, usou rodas de bicicleta, bambu, tecido e câmara de ar de pneu para dar a propulsão. Na companhia de seus amigos, o menino iniciou a corrida de decolagem em uma rua tranquila de Belo Horizonte, no final dos anos de 1930. Conseguiu subir alguns metros, mas o avião caseiro se espatifou em caixotes de galinhas em uma feira, no fim da rua.



É com essa travessura, sonhada por tantas crianças na faixa dos 10 anos, que começa o filme 'O menino no espelho', inspirado no romance homônimo de Fernando Sabino.

Para as gravações, foram usados três protótipos idênticos, sendo um deles 'pré-quebrado', usado apenas na cena em que o equipamento bate na feira. “Enquanto um avião estava gravando, o outro já estava sendo preparado para o take seguinte”, explicou o técnico de efeitos especiais Guilherme Steger.

 Assista ao making off do filme:




Na trama, a construção do avião parece ser algo simples e caseiro, mas não é nada disso. Para chegar ao ponto da gravação, a direção do filme pediu ao técnico para fazer um projeto de um avião inspirado nas aeronaves experimentais do início do século passado. Todo o avião é feito de tubos de ferro de 0,5 polegada com pintura imitando bambu. Para as asas e leme, foram usados pedaços de lençóis. Projeto terminado, chegou a hora de concretizar o protótipo. Para as hélices de madeira continuarem girando durante a gravação, um motor elétrico foi adaptado. Foram dois dias diretos de gravações na cidade de Leopoldina, na Zona da Mata mineira. Como a rua é toda calçada com pedras, o técnico teve que colocar uma suspensão nas rodas para que o conjunto nas despedaçasse durante as gravações. 

Projeto do avião feito para o filme foi inspirado em aviões do início do século passado, como o Demoiselle (Paris Filmes/Divulgação)
Projeto do avião feito para o filme foi inspirado em aviões do início do século passado, como o Demoiselle

O motor instalado serve apenas para girar a hélice e para o voo foi usada uma tirolesa, presa a uma caminhonete no início da rua e a um guindaste no fim da via. Cada protótipo ficou com cerca de 40 kg e o projeto completo custou R$ 20 mil.

Brincadeira real de adulto
A história do garoto Fernando no filme 'O menino no espelho', lembra a do engenheiro mineiro Ronaldo Santiago, que construiu seu próprio avião no quintal de casa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Se na ficção, o prefixo 'PT-P.E.I.D.O' foi apenas um detalhe da brincadeira, na realidade, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), homologou o prefixo PU-RST no avião do engenheiro, que pilota pelo Brasil afora.

Com autonomia para voar até sete horas, o Zodíaco pode ir de Belo Horizonte a Recife, sem escalas, mas o piloto com experiência de 230 horas/voo, ainda não explorou a autonomia total do avião. Seus destinos mais longe foram as férias em Guarapari (ES) e Porto Seguro (BA) . Por voar baixo (teto máximo de 14.500 pés, ou 5 mil metros de altura), não há necessidade da cabine ser pressurizada. 

Avião 'caseiro' do mineiro Ronaldo tem autonomia de sete horas e voa em altitude de até cinco mil metros (Juarez Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Avião 'caseiro' do mineiro Ronaldo tem autonomia de sete horas e voa em altitude de até cinco mil metros

Os primeiros testes foram feitos de forma parecida com o voo do filme. Ronaldo levou o avião experimental para o Aeroporto de Divinópolis e fez voos rasantes sobre a pista, com toques e arremetidas, apenas para conhecimento dos sistemas operacionais. A aeronave começou a voar com autorização da Anac em 2010, desde então, Ronaldo Santiago vem aperfeiçoando a aeronave.


Serviço
O filme 'O menino no espelho' estreia em 15 cinemas de Belo Horizonte no dia 19 de junho e logo em seguida irá entrar em circuito nacional. 

 Assista ao trailler do filme:







fonte/foto/EstadoDeMinas.vrum 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA