SERÃO ARMAS CHINESAS MAIS BARATAS DO QUE RUSSAS ???
Su-34
RIA Novosti
O preço é inesperadamente baixo para um avião
bastante grande de dois motores, com um peso de despegue máximo de 45
toneladas, uma autonomia de voo superior a 4 mil quilômetros e
equipamentos eletrônicos complexos. Em 2007, quando foram anunciados os
planos do Paquistão de adquirir duas esquadrilhas de caças chineses
J-10, o preço de um avião chinês referido na altura constituía 41
milhões de dólares.
Está claro que o preço de exportação
do J-10 inclui despesas ligadas à formação do pessoal e aos
fornecimentos de equipamentos para a manutenção do avião. No entanto, o
J-10 sem equipamentos adicionais custou 27,8 milhões de dólares para a
Força Aérea da China no início de 2010. Há alguns anos, o Su-34 foi
também mais barato na produção, custando cerca de 33 milhões de dólares.
Mas, à exceção do preço, todas outras características desses aviões são
incomparáveis. O J-10 é um caça para um piloto, de um motor de produção
russa, pesa em duas vezes menos que o Su-34, tem uma autonomia de voo
inferior e transporta muito menos armamentos.
Referindo
os aviões russos que podem ser equipados ao J-10, podemos destacar que
34 caças MiG-29SMT foram comprados pela Força Aérea da Rússia em 2008 a
um preço de 22 milhões de dólares por cada avião. Diferentemente do
J-10, o MiG-29SMT tem dois motores, é um pouco mais pesado e dispõe de
maior autonomia de voo.
Nos últimos anos, os preços de
artigos da indústria defensiva chinesa crescem e, pelo visto, este
processo irá continuar. Uma das causas da subida dos preços é um rápido
crescimento de salários nas empresas defensivas. Por exemplo, a
corporação aeronaval de Chengdu, que produz os J-10, anunciou nos
últimos anos postos vacantes com os salários que superam
consideravelmente a média na cidade. A indústria defensiva tem de
concorrer por especialistas técnicos de qualidade com empresas civis
altamente tecnológicas. Por outro lado, a indústria chinesa depara
atualmente com a subida dos preços de meterias e energia, tornam-se mais
caros também espaços de produção e lotes de terreno que ocupam. Uma
vantagem importante das empresas defensivas da China é a possibilidade
de obter créditos baratos de bancos estatais.
Ao mesmo
tempo, na Rússia também são desenvolvidas diferentes formas de apoio
financeiro à indústria defensiva. A aviação não é o único setor em que
os artigos chineses de destino militar são mais caros em comparação com
os russos. Por exemplo, no quadro de um contrato concluído com a
Argentina em 2008 e realizado em 2010, quatro veículos blindados WZ-551
munidos de metralhadoras de 12,7 mm foram vendidos a um preço de 650 mil
dólares por unidade. Mesmo levando em conta o caráter limitado da
transação, este preço supera consideravelmente o dos veículos blindados
russos BTR-80 e BTR-82. Geralmente, os BTR-80 vendem-se aos consumidores
russos a um preço que não supera muito 300 mil dólares por uma máquina.
fonte/VozDaRussia
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